Semana de moda goiana

Com inicio no dia 29 de agosto, Amarê Fashion reforça a identidade, e traz esperança na luta de incentivos sociais por meio da moda

Postado em: 15-08-2023 às 08h00
Por: Elysia Cardoso Ferreira
Imagem Ilustrando a Notícia: Semana de moda goiana
Nesta edição, além de desfiles, exposições e palestras a Semana de Moda Goiana terá um programa voltado para causas sociais e sustentabilidade | Foto: Silvio Simões

Com o tema ‘Futuro e Sustentabilidade’ está se aproximando a Amarê Fashion – Semana de Moda Goiana. Ao todo foram homologadas 36 empresas como expositoras e dez marcas exclusivas de pequenos negócios para o desfile. O evento ocorre nos dias 29, 30 e 31 de agosto, 1 e 2 de setembro, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, com o objetivo fortalecer os negócios da moda goiana, consolidando o Estado de Goiás como importante polo criador de moda no Brasil. E muito além dos desfiles, a semana de moda promove a capacitação por meio de projetos sociais.

Com o objetivo de desenvolver a autoralidade da marca e capacitação em acabamento e modelagem à marca Tuya Kalunga, a Amarê Fashion e o Projeto Nacional Territórios Empreendedor, irão promover, por meio do Sebrae Goiás, o acompanhamento em Aceleração de Design Autoral em parceria com a Associação Brasileira de Profissionais de Moda (ABPModa), para as mulheres da comunidade Kalunga do Tinguizal, localizada no município de Monte Alegre de Goiás, região da Chapada dos Veadeiros. 

Durante os meses de setembro e outubro as 32 mulheres kalungas que estão por trás do projeto Tuya Kalunga irão receber capacitação para fortalecer a marca de roupa quilombola, que compõe o movimento social, econômico e cultural – Tuyas, que será apresentado na Semana de Moda Goiana. A marca foi criada a partir do desejo de proporcionar fonte de renda às mulheres kalungas e ajudá-las em sua permanência na comunidade. A marca, hoje gerida pela Associação de Mulheres, ainda não possui o retorno financeiro desejado, necessário  para a sua sustentabilidade financeira no médio prazo. 

Continua após a publicidade

Para Maria Helena Serafim, idealizadora da marca Tuya Kalunga, as ações que estão sendo feitas pela Amarê Fashion e Sebrae Goiás estão incentivando as mulheres a continuarem com a luta de destacar o território kalunga por meio da moda.  “A visita aqui na comunidade reacendeu em nós, tuyas, aquela chama que vinha se apagando, a chama da esperança. As mulheres kalungas ainda têm muito a contar, muito a contribuir para uma sociedade melhor, para a permanência e a vivência do nosso território, muito a contribuir para que a sociedade em geral tenha conhecimento da história do nosso povo”, afirma.

A primeira visita marcou a realização da oficina de sonhos dentro do acompanhamento da Aceleração em Design Autoral, feita em parceria com a ABPmoda. “Nós estamos trazendo a Lena Santana e Renato Imbroisi, profissionais que vão trabalhar nos meses de setembro e outubro lá no Tinguizal, com o objetivo principal de levar a autoralidade da moda com ancestralidade, regionalidade e a cultura kalunga como também o acabamento nas peças e modelagem. Esse acompanhamento dos instrutores, será fundamental para a marca e neste primeiro momento o que fizemos foi uma visita de apresentação e identificação de objetivos e sonhos, para que os profissionais da ABPmoda pudessem conhecer o grupo e as máquinas de costura que elas já possuem através do Crédito Social”, ressalta Thais Oliveira, gestora estadual de moda do Sebrae Goiás. 

Programa: ‘Amar é’

Nesta edição, além de desfiles, exposições, rodadas de negócios, palestras, talks, atrações artísticas, a Semana de Moda Goiana terá um programa voltado para causas sociais e sustentabilidade: o Amar é. O curso realizado pelo Sebrae Goiás com as tuyas e a apresentação da marca Tuya Kalunga durante a Semana de Moda Goiana fazem parte desse objetivo social da Amarê. 

Para Elaine Moura, gestora estadual do Projeto Território Empreendedor Nordeste Goiano no Sebrae Goiás, a ideia é apoiar a Associação de Mulheres no desenvolvimento de habilidades empreendedoras. “Buscamos promover o avanço econômico do território, envolvendo lideranças e comunidades locais na construção conjunta de uma agenda de desenvolvimento para a região, visando transformar o território no melhor lugar para se viver e empreender. Na comunidade Kalunga de Monte Alegre temos a Tuia Kalunga como liderança forte. E uma das iniciativas é levá-las para a segunda edição da Amarê Fashion a fim de que elas conheçam o universo da moda a fundo”, explica.

Veja Também