Secult Goiás abre chamada pública para trabalhos que irão compor portfólio sobre ‘Patrimônio Cultural Imaterial’
Iniciativa busca fomentar a salvaguarda de patrimônios culturais imateriais e festividades da cultura popular
Por: Redação

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em convênio firmado com a Universidade Federal de Goiás (UFG), abriu chamada de trabalhos inéditos para compor o portfólio temático ‘Patrimônio Cultural Imaterial – Festividades da Cultura Popular’. A iniciativa irá receber artigos originais que tratam da extensão e cultura, edições teóricas, do tipo revisão (review), resenha e ensaio visual. O objetivo é articular diálogo entre os campos de estudo patrimonial e fomentar a salvaguarda de patrimônios culturais imateriais.
Interessados podem enviar o material até 30 de outubro de 2023, pelo sistema: (www.revistas.ufg.br/revistaufg), para que possam seguir o processo de avaliação. Ao efetuar a submissão, o autor deve informar que o texto se destina ao Dossiê Temático: ‘Patrimônio Cultural Imaterial – Festividades da Cultura Popular’.
Organizado por Pablo Fabião Lisboa (UFG) e Luciana Coelho Barbosa (Secult Goiás), a publicação conta com seis eixos centrais: Métodos e técnicas para a produção de Dossiês, Planos de Salvaguarda, Inventários e outros instrumentos; Performances Culturais e o Patrimônio Cultural Imaterial; Narrativas históricas escritas e iconográficas; A relação entre os museus e o patrimônio cultural intangível e a aplicação da cadeia operatória museológica; Festividades da Cultura Popular em Goiás; e Festividades da Cultura Popular no Brasil e no Mundo.