Um passeio pelo cinema chinês

A Mostra de Cinema Chinês exibe um resgate histórico, com cinco obras clássicas e icônicas dos primórdios da cinematografia chinesa, pela primeira vez traduzidas e legendadas para a língua portuguesa

Postado em: 14-10-2023 às 09h00
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Um passeio pelo cinema chinês
A programação on-line com acesso livre proporciona alcance e acessibilidade para todo País | Foto: Divulgação

O cinema sempre foi e continua sendo a melhor forma de transpor barreiras culturais. Por meio de produções cinematográficas podemos dar uma volta ao mundo e nem as longas distancias podem nos deter. E se você quer dar um passeio pela história da China, a Mostra de Cinema Chinês exibe filmes clássicos, on-line e com acesso gratuito. A programação destaca grandes mestres do cinema chinês, entre eles, o centenário do cineasta Xie Jin, promovendo visibilidade e acesso à rica linguagem cinematográfica do País.

 A Mostra de Cinema Chinês oferece acesso a filmes longas-metragens de mestres do cinema chinês, ainda pouco vistos no Brasil. Uma ótima oportunidade para ampliar seu conhecimento nessa cultura tão rica e ainda conhecer nomes que contribuem para a produção do audiovisual mundial. A programação on-line e gratuita fica disponível até dia 31 de outubro, pelo site mostradecinemachines.com.br. Patrocínio da CPFL Energia e realizada pela Brazucah Produções, em parceria com o Instituto CPFL e Instituto Confúcio.

A mostra exibe um resgate histórico, com cinco obras clássicas e icônicas dos primórdios da cinematografia chinesa, pela primeira vez traduzidas e legendadas para a língua portuguesa. Celebrando o aniversário de 100 anos do cineasta Xie Jin, considerado um dos maiores cineastas e diretores da história do cinema chinês, duas de suas obras iniciais estão disponíveis: ‘Jogadora de Basquete nº 5’, filme que lhe deu projeção nacional e ‘Grande Li, Pequeno Li e Velho Li’, comédia reverenciada pelos chineses até os dias atuais. 

Continua após a publicidade

Outros três clássicos da 1ª e 2ª geração do cinema chinês completam a programação: o épico ‘A Longa Estrada’, de Sun Yu, a comédia genial ‘Viva a Senhora!’, de Sang Hu, e o pioneiro do terror chinês ‘Sons na Meia-noite’, de Ma-Xu Weibang. A curadoria é assinada por Ale Amazonia e Lucas Chen, dois brasileiros da área cultural com forte relação com a cultura chinesa. A seleção de obras clássicas traz ainda uma oportunidade de acesso a produções pouco disponíveis no Brasil.

Serviço

Mostra de Cinema Chinês On-line

Onde: mostradecinemachines.com.br

Quando: até 31 de outubro

Acesso gratuito

Veja Também