Alunos de GO produzem filme exibido na Assembleia Geral da ONU

O curta brasileiro leva o nome de Francisca, uma líder comunitária brasileira que não mediu esforços para ajudar sua comunidade

Postado em: 26-09-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Alunos de GO produzem filme exibido na Assembleia Geral da ONU
O curta brasileiro leva o nome de Francisca, uma líder comunitária brasileira que não mediu esforços para ajudar sua comunidade

SABRINA MOURA*

O curta Francisca foi produzido por um grupo de alunos goianos – da Escola Estadual Carlos Alberto de Deus – no projeto Cineastas 360°, do Facebook, em parceria com a Recode. Ele foi exibido, nesta terça-feira (25), na Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, como parte do My World 360°, que é um programa de realidade virtual da organização. O curta foi escolhido entre mais de 100 vídeos 360°, de diversos países, para ser apresentado no evento das Nações Unidas. 

Continua após a publicidade

O My World selecionou seis vídeos, incluindo, além do vídeo brasileiro, um alemão e quatro dos Estados Unidos, que compartilham perspectivas para um mundo melhor. O projeto internacional, lançado neste ano pela Organização das Nações Unidas (ONU), Digital Promise e Oculus visa a melhorar a compreensão dos jovens sobre questões que afetam comunidades em todo o mundo. 

O curta brasileiro leva o nome de Francisca, uma líder comunitária brasileira que não mediu esforços para ajudar sua comunidade. O projeto tem a intenção de fomentar o uso da realidade virtual em escolas públicas, por todo o Brasil, e, neste ano, capacita professores e jovens de escolas de dez cidades brasileiras a realizarem produções audiovisuais com tecnologia 360°. 

Segundo Andrea Leal, gerente de Programas de Políticas Públicas do Facebook, o Cineastas 360° tem como premissa apresentar a realidade virtual enquanto recurso audiovisual para a transformação social. “A seleção de Francisca para representar o Brasil no My World 360° demonstra, na prática, como a tecnologia pode impulsionar e mudar a vida de estudantes de escolas públicas no Brasil”, diz ela. 

Rodrigo Baggio, presidente da Recode, diz que o empoderamento digital por meio do audiovisual é um poderoso caminho de aproximação e empatia desses jovens com seu entorno. “Os realizadores de Francisca, por exemplo, agora estão mobilizados para iniciar um projeto de arrecadação de roupas, brinquedos e alimentos para crianças da comunidade retratada no documentário”, celebra Baggio.

“A verdadeira vitória do documentário Francisca é conseguir mostrar para o mundo inteiro como, independentemente do lugar em que estamos, podemos sempre ajudar o próximo”, explica Beatriz Kellen, aluna do grupo responsável pela produção do documentário.

Para o Facebook, o Cineastas 360° representa uma ferramenta de transformação social, preparando jovens para as profissões do futuro, e o vídeo vencedor, Francisca, ser escolhido para ser exibido no evento da ONU, em Nova Iorque, é indicativo de como a iniciativa empodera os jovens a explorarem novas tecnologias.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov

Veja Também