Clássico teatral chega ao público infantil neste domingo

‘Saltimbancos’, adaptação de Chico Buarque, será apresentada no Teatro Goiânia Ouro

Postado em: 29-09-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Clássico teatral chega ao público infantil neste domingo
‘Saltimbancos’, adaptação de Chico Buarque, será apresentada no Teatro Goiânia Ouro

Gabriella Starneck

Quatro animais que se aventuram após fugirem de seus donos por sofrerem maus-tratos: essa é uma forma simplista de falar do enredo do clássico teatral Saltimbancos, que será apresentado neste domingo (30) no Teatro Goiânia Ouro. O espetáculo, inspirado no conto Os Músicos de Bremen, dos irmãos Grimm, foi adaptado para o português por Chico Buarque, que ainda adicionou músicas à versão brasileira. 

Continua após a publicidade

Voltado para o público infantil, Saltimbancos desperta o lúdico na criançada, mas, como uma boa fábula, também traz uma mensagem reflexiva por trás da obra. Segundo a diretora do espetáculo, Aliny Ribeiro, a proposta da apresentação, “além de interagir com o público, é levar ao conhecimento das pessoas esse clássico teatral de Chico Buarque”.  A peça é encenada, em sua maioria, por crianças. 

Enredo 

Saltimbancos, inspirada no conto dos irmãos Grimm Os Músicos de Bremen, narra a história do encontro de quatro animais (um jumento, um cachorro, uma galinha e uma gata), que, devido a maus-tratos, fugiram de seus patrões. Juntos, decidem formar um grupo musical e rumam à cidade para começar a carreira artística. No caminho, encontram seus antigos donos, e, temendo serem novamente escravizados, resolvem enfrentá-los. Os bichos vencem e chegam à conclusão de que unidos conseguirão superar todas as dificuldades.

“O espetáculo conta a história de animais que fugiram de seus ‘barões’ em busca de fama, liberdade. Mas, no meio do caminho, eles aprendem uma série de lições e decidem que não serão mais músicos. A peça faz uma analogia com a ditadura, até porque foi adaptada nesse período da história brasileira. Os animais são alegorias utilizadas para representar diferentes figuras. Por exemplo: o gato representa a classe de artistas; a galinha, os camponeses; o jumento, a classe operária; e, o cão, os militares. Chico Buarque brincava com isso”, afirma Aliny Ribeiro. 

‘Duplo sentido’

Segundo a diretora, embora o espetáculo que será apresentado seja voltado ao público infantil, a plateia é livre: “Saltimbancos tem esse caráter lúdico, mas contempla e encanta todas as idades. Fizemos outras apresentações, e a resposta dos adultos também foi positiva”. Contudo a mensagem transmitida aos adultos e às crianças é diferente. A criançada, por ainda não tem uma bagagem histórica, não consegue associar o enredo à época ditatorial, enquanto os adultos, sim. 

Para Aliny, o público infantil ainda não tem conteúdo histórico suficiente para poder entender o ‘duplo sentido’ que a peça tem. Ela conta que a relação que a criança desenvolve com o espetáculo está ligada aos maus-tratos que os animais sofrem: “Os pequenos têm a capacidade de absorver quando um bichinho está sendo tratado de forma correta ou não, mas não associa isso a outras circunstâncias. Já o adulto consegue dar um passo a mais por ter uma bagagem histórica e cultural maior”.

Contudo, em um ponto, as crianças saem à frente dos adultos – no quesito sensibilidade. Para a diretora, o público infantil consegue experimentar uma série de emoções com o espetáculo: ele sofre e se alegre junto aos personagens. Aliny explica que a criança tem empatia e espontaneidade maiores: “Ela é acessada mais facilmente do que o adulto, e isso faz com que ela consiga experimentar muitas coisas no teatro”. 

Inclusive a diretora, que também é professora no Instituto Gustav Ritter, conta ao Essência que desenvolve uma campanha para estimular que os pais levem as crianças ao teatro, para que elas aprendam a ter respeito pela cultura, porque o fazer teatral, assim como outras formas de arte, pode ser uma forma de expressar a história de um povo. “O teatro é muito mais do que transmitir uma mensagem ou conteúdo específico, essa manifestação artística abrange o sensorial e emocional. O que a criança ganha assistindo ao espetáculo é mais que o conteúdo histórico”, finaliza Aliny Ribeiro. 

SERVIÇO

Quando: domingo (30)

Onde: Teatro Goiânia Ouro (Rua 3, nº 1.016, Setor Central – Goiânia)

Horário: 17h

Entrada: R$ 15 (meia) 

Veja Também