‘Mídia em Foco’ debate o papel da internet nas eleições

No programa, especialistas falam ainda sobre a importância ao combate das fakenews. Mídia em Foco vai ao ar na segunda-feira, dia 1º, às 22h45, na TV Brasil

Postado em: 01-10-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: ‘Mídia em Foco’ debate o papel da internet nas eleições
No programa, especialistas falam ainda sobre a importância ao combate das fakenews. Mídia em Foco vai ao ar na segunda-feira, dia 1º, às 22h45, na TV Brasil

A seis dias das eleições gerais no Brasil, o programa Mídia em Foco debate o papel da internet e das mídias sociais no processo eleitoral. No programa, especialistas falam ainda sobre a importância ao combate das fakenews. Mídia em Foco vai ao ar na segunda-feira, dia 1º, às 22h45, na TV Brasil. 

A rede mundial de computadores vem ganhando relevância nas eleições ao redor do mundo nos últimos dez anos. Em 2008, quando Barack Obama foi eleito pela primeira vez presidente dos Estados Unidos, mais da metade da população adulta do país usou a internet para se informar sobre os candidatos e dividir informações sobre política durante a campanha. A vitória de Donald Trump na última disputa presidencial norte-americana, em 2016, demonstrou que as redes sociais podem ser até mais decisivas do que a mídia tradicional em uma eleição.

Continua após a publicidade

O Brasil é o quarto país do mundo em número de usuários de internet com mais de cem milhões de pessoas conectadas. Aqui, as redes sociais, como Facebook e Twitter, já foram usadas por políticos e eleitores em outras campanhas, mas este ano é a primeira vez em que a legislação permite o impulsionamento de conteúdo pago com fins eleitorais na internet.

Combater as fakenews e a desinformação é uma tarefa árdua e indispensável para a lisura do processo democrático. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as mídias sociais e associações de empresas de comunicação recentemente firmaram uma parceria visando diminuir a propagação de notícias falsas. A checagem de fatos e a educação para a mídia também são aliados nessa luta.

“Pelas redes sociais o monopólio da mídia tradicional e o monopólio dos grandes partidos está sendo desafiado”, diz Andrei Roman, Ceo do Atlas Político. Advogado especialista em Direito Digital, Márcio Chaves observa que o momento é de transição entre a mídia tradicional e as novas tecnologias. Para Fernando Oliveira Paulino, professor da Universidade de Brasília (UNB), “há nas mídias sociais uma reprodução de situações que ocorrem também fora do ambiente tecnológico”.

SERVIÇO

‘Mídia em Foco’: segunda-feira (1º de outubro) às 22h45

Onde: TV Brasil  

Veja Também