Comida di Buteco volta a acontecer em Goiás, desta vez com a opção delivery

Concurso será realizado de 30 de julho a 29 de agosto, em 31 botecos de Goiânia e Aparecida de Goiânia. Além do formato delivery, foco é valorizar e dar mais visibilidade aos estabelecimentos por meio do movimento ‘Salve os Butecos’

Postado em: 29-07-2021 às 14h11
Por: Carlos Nathan Sampaio
Imagem Ilustrando a Notícia: Comida di Buteco volta a acontecer em Goiás, desta vez com a opção delivery
Concurso será realizado de 30 de julho a 29 de agosto, em 31 botecos de Goiânia e Aparecida de Goiânia. Além do formato delivery, foco é valorizar e dar mais visibilidade aos estabelecimentos por meio do movimento ‘Salve os Butecos’ | Foto: divulgação

Após quatro adiamentos na data de realização, devido à pandemia da Covid-19, o Comida di Buteco passou por adaptações e terá formato híbrido em 2021. De 30 de julho a 29 de agosto deste ano, os interessados poderão visitar os 31 botecos participantes em Goiânia e Aparecida de Goiânia, seguindo todas as medidas de segurança, ou fazer pedidos dos petiscos desses estabelecimentos por meio de delivery. A medida foi adotada para garantir a segurança dos botequeiros e dos proprietários e trabalhadores dos estabelecimentos participantes do concurso, que está na 21ª edição nacional e na 13ª em Goiás.

De acordo com os organizadores do concurso, a missão de preservar e evoluir os pequenos negócios familiares, chamados “butecos”, continua e se faz mais necessária e urgente por causa da pandemia – período em que o segmento de bares e restaurantes está tendo que adotar medidas restritivas de funcionamento. Do total de botecos previstos para o concurso, 30% tiveram as portas fechadas de 2020 a 2021.  

Na tentativa de ajudar os estabelecimentos, a organização do Comida di Buteco criou, ainda, o movimento ‘Salve os Butecos’. O objetivo é contribuir para gerar fluxo de caixa para os estabelecimentos, de forma que eles possam se reerguer. Podem participar tanto consumidores, empresas quanto veículos de comunicação e mídia. As doações podem ser em espécie ou em produtos, no caso de empresas que atendem diretamente os botecos e espaços na mídia para divulgar a campanha. A meta é arrecadar R$ 3 milhões, entre julho e agosto, e dividir igualmente entre os participantes do concurso. O acompanhamento das doações será através do “butecômetro” no site comidadibuteco.com.br. As doações poderão ser feitas pelo Banco Santander (033), agência 1595, conta 130023050, Comida di Buteco Produções Gastronômicas Ltda., CNPJ: 06.204.569/0001-55.

Continua após a publicidade

Formato e avaliação

Para este ano, os botecos participantes desenvolveram as receitas dos petiscos contendo uma ou mais raízes, já que este é o tema em 2021. Os pratos terão preço fixo de R$ 27,00. Pela primeira vez em sua história, o concurso permitirá que os consumidores possam provar os petiscos por meio de delivery ou buscando nos botecos, no formato “para levar”. Para isso, os números de telefones dos participantes estarão disponíveis no site do concurso para que os interessados possam fazer os pedidos, seja por ligação ou mensagem de Whatsapp.

Apesar do formato híbrido, só poderão votar, para escolher o melhor boteco, quem visitar presencialmente os estabelecimentos. Na primeira etapa, em cada uma das cidades participantes, os botecos apresentam os petiscos criados especialmente para a competição. O público e um corpo de jurados visitam, votam e elegem o campeão, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%. A partir das notas é eleito o campeão.

Na segunda etapa, uma nova comissão de jurados, escolhida especificamente para o momento, vai visitar os campeões de cada cidade, avaliando a performance nas mesmas quatro categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe três jurados. Elege-se aí o ‘Melhor Buteco do Brasil’, que será conhecido e premiado no mês de outubro.

Assim como os regulamentos do concurso, os botecos participantes do Comida estão sujeitos, ainda, às regras de funcionamento de bares, determinadas pelos governos municipais em cada cidade onde o concurso acontece. A orientação dos organizadores é que os proprietários dos estabelecimentos cumpram rigorosamente as regras definidas e limitem o atendimento à capacidade permitida no estabelecimento.

Outra novidade é a viabilização de uma parceria com a Tagme – plataforma que permite o agendamento de mesas e a digitalização dos cardápios – para que os interessados possam planejar com segurança a ida ao boteco. A ferramenta está acessível por meio do site www.comidadibuteco.com.br, onde é possível localizar o boteco a ser visitado e realizar o agendamento. Desta maneira, no horário marcado a mesa reservada estará disponível, de acordo com os critérios estabelecidos pelo estabelecimento. A medida é mais um dos esforços dos organizadores do Comida di Buteco para garantir mais segurança aos que tenham interesse em frequentar os botecos, presencialmente.

Além de tudo isso, os organizadores do concurso elaboraram dicas para os consumidores, para que também respeitem as regras e não causem constrangimento aos botecos e eventualmente multas e fechamentos pelo poder público, assim como desclassificação no Comida di Buteco por desrespeitar as regras de funcionamento de forma reincidente. As dicas serão divulgadas nos canais de comunicação do Comida di Buteco como redes sociais, website, dentro dos estabelecimentos e junto aos veículos de imprensa que fazem a cobertura do concurso. Como exemplo das recomendações e dicas estão “não servir ninguém que não esteja sentado e não efetuar vendas para que as pessoas consumam em pé ao redor do bar”.

Botecos participantes em Goiânia e Aparecida de Goiânia/Petisco elaborado para o concurso
Goiânia

  • 1 – Bar do Chicão – Petisco: Casal Raiz (Creme de inhame e cará com frango desfiado e muçarela)
  • 2 – Bar do Dodô – Petisco: Carne Papagaio (Carne serenada na banha de porco e servida com batata-doce e chutney de abacaxi)
  • 3 – Bar Frango Gaúcho – Petisco: Picadinho Frango Gaúcho (Picadinho de filé-mignon na ponta da faca, salteado com cebola e o próprio molho, disposto em cama de musseline de batata ao perfume de pequi)
  • 4 – Bar Ponto 18 – Petisco: Na Raiz (Bolinho de massa de batata recheado com almôndega de pernil, calabresa e queijo. Acompanha molho vermelho cremoso à base de tomate com queijo e um toque de gengibre)
  • 5 – Buteco do Zé Abílio – Petisco: Costela do Zé (Assado de tiras de angus servido com farofa, vinagrete e repolho temperado)
  • 6 – Buteko do Peixe – Petisco: Lombo de Tilápia à Milanesa (Lombo de tilápia à milanesa com semente de gergelim ao purê de batata e geleia de pimenta)
  • 7 – Camargos Chopp – Petisco: Musseline no Pão Italiano (Musseline de carne de sol e batata-baroa servida no pão italiano)
  • 8 – Capela Rangos i Biritas – Petisco: Cará Uai (Massa de cará recheada com muçarela, presunto, tomate, azeitona e queijo prato)
  • 9 – Casarão do Pastel – Petisco: Crosta Du Cerrado (Cesta de crostini ao sabor de pequi, guarnecida com pernil de lata frito em banha de porco e mergulhado em bobó de batata e ragu de jiló com guariroba)
  • 10 – Churrasquinho do Dedé – Petisco: Mini kaftas (Mini kaftas de carne bovina e frango, servidas com molho)
  • 11 – Costela e Cia – Petisco: Boi e Salsa (Costela no bafo regada ao molho de cerveja escura, com champignon. Acompanha fritas de batata-salsa ao requeijão com parmesão ralado e paçoca de costela seca)
  • 12 – Del Lest Bar e Conveniência – Petisco: Do Bão e do Mió (Contra-filé grelhado na panela de ferro temperado com sal, alho e chimichurri. Servido com molho cremoso de alho e ervas e batata-doce chips)
  • 13 – Dom Cirus – Petisco: Intreveiro Goiano (Pernil desfiado com chips de cará)
  • 14 – Dom Pedro Bar e Cozinha – Petisco: Escondidinho de cenoura e carne de sol (Escondidinho de cenoura e carne de sol)
  • 15 – Empório Monte Líbano – Petisco: Disco do “Brimo” (Disco de batata recheado com muçarela e acompanhado de molho de coalhada com mostrada e ketchup. 100% vegetariano)
  • 16 – Gota Azul Bar – Petisco: Disco do Gota (Disco de carne suína servido com verde adocicado)
  • 17 – Gurupi Restaurante – Petisco: Carachamba (Bolinho de massa de cará com recheio de chambaril)
  • 18 – Jajá Drinks – Petisco: Coxinha di Buteco (Coxinha de carne de sol)
  • 19 – Limas Bar – Petisco: Disquetes (Disco de peixe com creme de queijo acompanhado de batatas marinadas)
  • 20 – Macambiras Bar – Petisco: Bolinho de Burrata (Bolinho de burrata)
  • 21 – Rancho 55 – Petisco: Quadradinho de Oito (Quadrados de carne suína e de frango, recheados com muçarela)
  • 22 – Restaurante e Bar Village 33 – Petisco: Salteada 33 (Rodelas de calabresa frita e cenoura salteada no azeite e mel. Acompanha fatias de queijo fresco)
  • 23 – Tela Quente – Petisco: Disquinho de Mandioca Tela Quente (Disquinho de mandioca com carne de sol tela quente)
  • 24 – Troppo Restaurante e Chopperia – Petisco: Achadinho do Troppo (Purê de mandioca coberto por carne-seca desfiada e puxada na manteiga do sertão com cebola roxa e cebolinha)
  • 25 – Woodstock Rock Bar – Petisco: Genitura Goiana (Base de mandioca cremosa e crocante aromatizada com casaca de jatobá do campo; galinha caipira desfiada aromatizada com pimenta macaco e molho romesco do cerrado com cenoura e gengibre. Acompanha couve refogada)

Aparecida de Goiânia

  • 26 – Bistrô Chica Doida – Petisco: Brigadeiro de Picanha (Bolinhas de picanha recheadas com muçarela, fritas e acompanhadas de geleia de pimenta)
  • 27 – Boteco do Filhote – Petisco: Ouriço do Cerrado (Bolinho defumado e crocante de massa de batata com mix de queijos – provolone, muçarela e parmesão -, recheado com tilápia grelhada no azeita extra virgem. Acompanha também molho de alcaparras e uma refrescante geleia de pimenta com gengibre)
  • 28 – Caldos Imola – Petisco: Rolezinho Cerenado (Rolinho de bife bovino serenado e recheado com bacon e cenoura. Acompanha farofa de pão e queijo curado)
  • 29 – Frango Rei – Petisco: Costela com batata-doce (Costela desfiada com purê de batata-doce)
  • 30 – Savana Cervejaria – Petisco: Almôndegas à parmegiana (Almôndegas à parmegiana com purê de batata-doce)
  • 31 – Varanda Bar e Restaurante – Petisco: Kafta aberta com chips de cará, forrado com purê de batata-doce (Carne de kafta coberta com bacon, recheada de azeitona picada, calabresa, tomate picado e creme de muçarela, e forrada de purê de batata-doce. Acompanha chips de cará)

Comida di Buteco pelo País

O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, como uma atividade da extinta Rádio Geraes e hoje cobre todo o país, sendo realizado simultaneamente em 21 praças e desde 2016 elege também o ‘Melhor Buteco do Brasil’. É o primeiro concurso do gênero no país e teve os seguintes resultados na sua última edição:

– 21 circuitos de Norte a Sul do País, abrangendo 40 cidades;
– 650 botecos participantes
– 800 mil votos
– 480 mil petiscos vendidos
– 7,5 mil empregos diretos gerados
– 8 milhões de pessoas impactadas nos botecos
– 30 milhões de pessoas alcançadas nas redes sociais

Veja Também