Bar Dodô vence concurso da cozinha de raiz, promovendo a valorização da cultura de boteco

Além do petisco e atendimento, o bar foi elogiado pelos bons drinks, feitos na temperatura ideal para o calor de Goiânia

Postado em: 17-05-2022 às 09h54
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Bar Dodô vence concurso da cozinha de raiz, promovendo a valorização da cultura de boteco
Além do petisco e atendimento, o bar foi elogiado pelos bons drinks, feitos na temperatura ideal para o calor de Goiânia

Se eu perguntar algo que você considera a cara de Goiás, o que responderia prontamente? Talvez a comida típica, ou o sertanejo, a temporada do Rio Araguaia, a lista é grande, mas com certeza os botecos estariam entre as primeiras opções. A capital goiana é conhecida por oferecer os melhores estabelecimentos para aquele bom e velho happy hour. Para celebrar os bares que que acompanham a história da nossa cidade, o evento Comida di Buteco premia os melhores estabelecimentos há 14 edições e 2022 já tem o seu vencedor.

O Bar Dodô é o grande campeão do Comida di Buteco 2022. O anúncio foi realizado em um encontro que reuniu todos os 48 estabelecimentos participantes da edição deste ano. O boteco vencedor ofereceu ao seu público o petisco ‘Bem Bolado de Rabada’. Em segundo lugar ficou o Dom Cirus, com o petisco ‘Sim’Pracidade’. Já em terceiro lugar aparece o Retrô Bar, com o petisco ‘Bolinho Retrô’, seguido pelo Bar Via 70 com o petisco ‘Copa 70’, em quarto lugar; e o Vila Rica Bar e Restaurante, com o petisco ‘Mini Disco com Provolone’, na quinta posição.

Com o foco em transformar vidas, o concurso seleciona apenas negócios familiares, não contemplando redes e nem franquias. Isso para que haja incentivo por parte de patrocinadores, poder público e dos clientes no fortalecimento da economia local, do turismo e das tradições gastronômicas. O concurso alavanca, de forma poderosa, toda a cadeia na qual o boteco está inserido e já tornou-se tradição em Goiânia e Aparecida de Goiânia. Criou-se a cultura do tour de boteco em boteco para experimentar as deliciosas experiências concorrentes. 

Continua após a publicidade

O bar foi campeão com o petisco ‘Bem Bolado de Rabada’ pensado especialmente para o concurso | Foto: Rogério Porto

Iniciado em 2000, na cidade de Belo Horizonte, o Comida di Buteco hoje cobre todo o País. São 21 circuitos espalhados por 12 estados e o Distrito Federal, envolvendo 40 cidades brasileiras. Com 480 botecos participantes em 2021, o concurso ampliou a presença de estabelecimentos em 2022, chegando a 800 botecos de Norte a Sul do Brasil. Um dos motivos para essa ampliação é a busca pela retomada e o fortalecimento do segmento de bares e restaurantes, que está entre os que mais sofreram com a pandemia da Covid-19. 

Por ser um concurso e não um festival, o Comida di Buteco elege o ‘Melhor Buteco’ de cada circuito e não o melhor petisco.  O público e um corpo de jurados visitaram, votaram e elegeram o campeão, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. Na segunda etapa, em junho, uma nova comissão de jurados, visita os campeões de cada cidade, avaliando a performance nas mesmas quatro categorias. Elege-se aí o ‘Melhor Buteco do Brasil’, que será conhecido e premiado em julho de 2022.

Agora o Bar Dodô, considerado pela terceira vez o melhor boteco do Estado, parte com o seu petisco ‘Bem Bolado de Rabada’, sua cerveja gelada e seu bom atendimento para a competição nacional. Localizado no Setor Aeroviário, ele é um dos botecos mais tradicionais de Goiânia, está no mercado desde 1967. O estabelecimento ficou conhecido por ganhar a 1ª Edição do Comida di Buteco e desde então a casa tem se destacado cada vez mais. Com um cardápio de petiscos de encher os olhos, a casa oferece um ambiente descontraído e tem suas mesas disputadas.

“O Comida di Buteco continua firme no seu propósito e buscou mais ‘butecos’ para fazerem parte do concurso neste ano e valorizar estes pequenos negócios e empreendedores, mostrando seu trabalho e criatividade”, afirma Maria Eulália Araújo, sócia-fundadora do evento. Ela enfatiza que a edição deste ano é especial, porque tem significado de retomada. “O concurso trouxe esperança para os bares de poder retomar mais forte suas atividades. É motivo de alegria para os donos dos botecos e clientes”, informa.

Veja Também