Ministro Edson Fachin autoriza investigação de Dias Toffoli pela PF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, autorizou a Polícia Federal (PF) investigar o colega Dias Toffoli. Essa solicitação foi

Postado em: 17-05-2021 às 11h51
Por: Nielton Soares
Imagem Ilustrando a Notícia: Ministro Edson Fachin autoriza investigação de Dias Toffoli pela PF
A polícia agora poderá buscar provas contra o ministro do STF, suspeito de vender sentenças por R$ 4 milhões | Foto: ABr

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, autorizou a Polícia Federal (PF) investigar o colega Dias Toffoli. Essa solicitação foi feita pela própria corporação, após conclusão da delação premiada do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.

No depoimento, o político acusou que Toffoli recebeu R$ 4 milhões para favorecer dois prefeitos fluminenses em processos que tramitaram no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A polícia justificou no pedido que era necessário investigar o suposto crime de corrupção do ministro em vendas de decisões judiciais. Além disso, a PF destacou a cláusula da delação que prevê o uso de informações coletadas em operações.

Continua após a publicidade

Primeiros indícios

Para esse caso, foi citado dados das operações Calicute e Boca de Lobo. A primeira prendeu o Cabral, em 2016, e a outra, Luiz Fernando Pezão, em 2018 (então sucessor do ex-governador). O mesmo material possibilitou a abertura de 20 inquéritos de possíveis crimes praticados por autoridades com foro privilegiado nas cortes superiores.

Veja Também