Se vacinas contra Covid seguissem ritmo da H1N1, todos os goianienses já estariam imunizados

Contra H1N1, mais de 120 mil foram vacinados. Isso não é possível em relação ao coronavírus, porém, por conta de não haver doses suficientes disponíveis para toda população

Postado em: 21-05-2021 às 18h17
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Se vacinas contra Covid seguissem ritmo da H1N1, todos os goianienses já estariam imunizados
Contra H1N1, mais de 120 mil foram vacinados. Isso não é possível em relação ao coronavírus, porém, por conta de não haver doses suficientes disponíveis para toda população | Foto: reprodução

Iniciada no último dia 11 de maio e com 62 locais disponíveis, a vacinação contra H1N1 em Goiânia já imunizou, até esta sexta-feira (21/05), cerca de 124 mil pessoas. Isso em termos de população, representa 23% do público alvo esperado, número acima da média nacional, que é 15,7%. Mas, o que mais surpreende – negativamente – é que, se a imunização contra Covid-19 seguisse, proporcionalmente, o ritmo da vacinação contra H1N1, a população goianiense já estaria totalmente imunizada.

Isso por quê, se a vacinação contra Covid-19, que está acontecendo em Goiânia desde o dia 19 de janeiro, seguisse o mesmo ritmo da contra H1N1 (124 mil imunizados em 10 dias), cerca de 1,48 milhão de pessoas já estaria imunizada contra a doença nesta sexta-feira (21/05) na capital. Estima-se que a população de Goiânia esteja entre os 1,4 e 1,5 milhão de pessoas. O censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que eram 1,3 milhão em 2010.

Porém, a realidade é de que vacinados, ou parcialmente imunizados, contra a Covid-19, temos 565.503 pessoas, segundo dados desta sexta-feira (21) divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS). Destas, 362.532 já tomaram a primeira dose e 202.971, a segunda. Além disso, a quantidade de doses distribuídas, até agora, foi de 592.792.

Continua após a publicidade

Outro fato é de que, até o momento, foram imunizadas crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde contra H1N1, enquanto contra Covid-19 foram apenas os idosos de 60 anos pra cima, profissionais de saúde e, agora, pessoas com comorbidade, além de professores, que começaram a ser vacinados esta semana. 

Goiás

Levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) apurou que, referente à primeira dose da vacinação contra Covid-19, foram aplicadas 1.258.661 doses das vacinas em todo o Estado. Em relação à segunda dose, foram vacinadas 604.000 pessoas.

Esses dados são preliminares e coletados no site Localiza SUS do Ministério da Saúde. Conforme pactuado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), as Secretarias Municipais de Saúde devem registrar, de forma obrigatória, as informações sobre as vacinas administradas no módulo Covid-19 do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI Covid-19). Em relação às vacinas, o Estado de Goiás já recebeu 2.652.280 doses de imunizantes, sendo 1.351.530 da CoronaVac, 1.224.700 da AstraZeneca e 76.050 da Pfizer.

Em relação aos números de pessoas vacinadas contra H1N1 no Estado, a reportagem procurou a SES-GO, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

Importância da vacinação

Além disso, ainda há o fato de que vacinar contra as duas doenças é fundamental e indicado por profissionais da saúde. “Nesse momento complexo para a área da saúde no país, e somada à chegada do inverno, a vacinação contra a gripe se mostra essencial para evitar a sobrecarga dos hospitais. A imunização contra H1N1 e influenza, em especial, tem grande eficácia e é considerada uma estratégia de alto impacto, pois ajuda a combater indiretamente a pandemia.” afirmou o Dr. Sérgio Zanetta, infectologista e professor de Saúde Pública do Centro Universitário São Camilo. 

A imunização é uma ferramenta para proteger os mais vulneráveis contra doenças respiratórias, que podem impactar o sistema imunológico e favorecer o aparecimento de outras infecções. Por todos esses motivos, a vacinação se mostra, mais do que nunca, fundamental.

Vale lembrar que os endereços dos locais de vacinação estão disponíveis no site https://www.goiania.go.gov.br/imunizagyn/, atualizado todos os dias às 17h, com informações sobre a vacinação contra a Covid-19 e Influenza em Goiânia. Para a vacinação, é necessário apresentar CPF, documento de identificação com foto e comprovante de endereço. Quem for tomar a segunda dose precisa, no caso do coronavírus, é preciso levar comprovante da primeira.

Já as pessoas com comorbidades devem apresentar um destes documentos: laudo médico com a indicação da comorbidade; formulário disponível no site da prefeitura, carimbado e assinado pelo médico, prescrição médica da vacinação com indicação da comorbidade ou Relatório da equipe de atenção primária com a cópia do prontuário do paciente. E o grupo de gestantes ou puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) precisa apresentar cópia e original de relatório médico ou prescrição médica da vacina com a indicação da comorbidade.

Com colaboração de Nathan Sampaio e Victoria Lacerda

Veja Também