Junho Laranja: mês de conscientização sobre a anemia e a leucemia

Todas essas enfermidades devem ser investigadas por um hematologista, que é o médico especializado em doenças do sangue

Postado em: 17-06-2021 às 11h06
Por: Victoria Lacerda
Imagem Ilustrando a Notícia: Junho Laranja: mês de conscientização sobre a anemia e a leucemia
Todas essas enfermidades devem ser investigadas por um hematologista, que é o médico especializado em doenças do sangue | Foto: Reprodução

O mês de junho é marcado pela cor laranja no calendário da saúde para conscientizar as pessoas em relação à anemia e à leucemia, doenças relacionadas ao sangue.

A anemia pode ser causada por diversos fatores, entre eles a falta de nutrientes como ferro, vitamina b12, ácido fólico, hemorragias agudas ou mesmo pela falha da produção de glóbulos vermelhos pela medula óssea. Alguns dos sintomas da doença são: fraqueza, dificuldade de concentração, queda de cabelo, falta de ar e sonolência.

Já a leucemia está entre os principais tipos de câncer de sangue no Brasil e estima-se que por ano, 11 mil brasileiros são diagnosticados com a patologia. No quadro de leucemia, os glóbulos brancos deixam de defender o corpo e são produzidos descontroladamente, acumulando-se na medula óssea e substituindo células saudáveis. Os principais sintomas são: anemia, infecções frequentes, sangramento das gengivas e pelo nariz, perda de peso sem motivo aparente, dores nos ossos e nas articulações, entre outros.

Continua após a publicidade

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima 10.810 novos casos de leucemias para este ano, sendo 5.920 homens e 4.890 mulheres. Este tipo de câncer do sangue tem início na medula óssea, quando os glóbulos brancos passam a se desenvolver em excesso e deixam de realizar sua função correta, que é proteger o organismo contra vírus, bactérias, dentre outros perigos. Existem mais de 12 tipos de leucemia e o tratamento envolve quimioterapia e transplante de medula óssea.

Por isso consulte seu médico regularmente e faça check-up regulares. Identificar com antecedência auxilia no tratamento e prevenção dos casos a não se agravarem.

Veja Também