Quinta-feira, 28 de março de 2024

Copa América trouxe nova variante da Covid-19 ao Brasil, diz instituto

Sequenciamento genético de amostras apontam presença de variante originária da Colômbia no Mato Grosso.

Postado em: 12-07-2021 às 14h02
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Copa América trouxe nova variante da Covid-19 ao Brasil, diz instituto
Sequenciamento genético de amostras apontam presença de variante originária da Colômbia no Mato Grosso | Foto: Reprodução

Segundo sequenciamento genético feito pelo Instituto Adolfo Lutz, foram identificados dois casos da variante B.I.621, originária da Colômbia, durante a realização da Copa América. As variantes foram identificadas no estado do Mato Grosso. A informação foi confirmada pelo jornal A Folha de S.Paulo.

Segundo o instituto, amostras foram enviadas ao Adolfo Lutz no último dia 6, e o resultado saiu no último sábado (10/07), antes disso, o instituto não havia trabalhado com casos relacionados à Copa América. Dos 12 sequenciamentos feitos, os outros 10 identificaram a variante gama, aquela que foi encontrada pela primeira vez no estado do Amazonas.

O Mato Grosso hospedou as seleções do Equador e da Colômbia, país onde o tipo B.1.621 foi identificado pela primeira vez. Pela falta de estudos realizados até agora, essa variante é classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como em alerta para mais monitoramento.

Continua após a publicidade

Segundo a organização da Copa América, 28.772 testes foram realizados em “jogadores, staff e toda comissão técnica”, e que 99,4% deram negativo. De acordo com esses números, o número de contaminados no evento foi de 173.

Veja Também