Sem receber atenção dos medalhistas, Bolsonaro homenageia atletas que não conquistaram pódio

Presidente do Brasil publicou, em suas redes sociais, um vídeo com frase motivacional para esportistas que não conseguiram medalhas nas Olimpíadas de Tóquio e cita "injustiças"

Postado em: 01-08-2021 às 10h18
Por: Carlos Nathan Sampaio
Imagem Ilustrando a Notícia: Sem receber atenção dos medalhistas, Bolsonaro homenageia atletas que não conquistaram pódio
Presidente do Brasil publicou, em suas redes sociais, um vídeo com frase motivacional para esportistas que não conseguiram medalhas nas Olimpíadas de Tóquio e cita "injustiças" | Imagem: reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) publicou, neste sábado (31/07), um vídeo com mensagem motivacional em suas redes sociais homenageando os atletas que foram para a Olimpíada de Tóquio, mas não conseguiram conquistar medalhas. “Tudo tem um propósito. É agradecer a Deus, aprender com as quedas, relevar algumas claras injustiças, levantar a cabeça e seguir em frente”, diz Bolsonaro em trecho na postagem, confira na íntegra.

No vídeo, alguns atletas aparecem chorando. Entre eles esta Altobeli Silva, que não se classificou nos 3.000 m com obstáculos e chegou a questionar em entrevista se esforço valia a pena. Também apareceram o mesa-tenista Hugo Calderano, a judoca Maria Portela e o surfista Gabriel Medina. Os dois últimos, aliás, perderam a chance de ganhar medalha após decisões polêmicas da arbitragem.

Continua após a publicidade

A estratégia usada pelo chefe do Executivo nacional, a princípio, parte do princípio de que os medalhistas, até então, sequer mencionaram o governante desde suas merecidas vitórias. Pelo contrário, diversos atletas tem criticado fortemente o governo atual e a falta de incentivos ao esporte. Como o jogador da seleção brasileira de voleibol, Douglas Souza que é declaradamente crítico a Bolsonaro e a responsável pelo primeiro pódio do boxe brasileiro, a pugilista Adriana Araújo, afirmou que se ela fosse medalhista hoje, não colocaria a bandeira brasileira devido à realidade para os atletas no país.

Bolsonaro até tentou, na última segunda-feira (26) celebrar a medalha de prata, conquistada pela skatista Rayssa Leal, a parabenizando e dizendo: “por ter sido incluído nas Olimpíadas reduzi, em 20 de abril último, o imposto de importação dos skates de 20% para 2%”. Mas claramente, para incentivar esportistas é preciso muito mais do que isso. Ele também foi ignorado pela atleta.

Veja Também