Quinta-feira, 28 de março de 2024

Cientista brasileira que sequenciou coronavírus é homenageada com boneca Barbie

Segundo a empresa, objetivo é “inspirar a próxima geração para que tomem o exemplo destas heroínas”.

Postado em: 04-08-2021 às 16h36
Por: Alice Orth
Imagem Ilustrando a Notícia: Cientista brasileira que sequenciou coronavírus é homenageada com boneca Barbie
Segundo a empresa, objetivo é “inspirar a próxima geração para que tomem o exemplo destas heroínas”. | Foto: Reprodução

Seis novas bonecas Barbie foram anunciadas pela Mattel nesta quarta-feira (04/08). A nova linha deve homenagear mulheres que participaram no combate à Covid-19, com objetivo de “inspirar a próxima geração para que tenham o exemplo destas heroínas”.

Entre as escolhidas, está a cientista brasileira Jaqueline Goes de Jesus, biomédica da Bahia, de 31 anos, que participou da equipe que sequenciou pela primeira vez o coronavírus no país. O processo foi realizado em apenas 48 horas, enquanto a média no resto do mundo foi de 15 dias.

Ela é doutora em Patologia Humana e Experimental pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), pesquisadora no Instituto de Medicina Tropical de São Paulo da Universidade de São Paulo (IMT/USP), e faz parte do Centro Conjunto Brasil-Reino Unido para Descoberta, Diagnóstico, Genômica e Epidemiologia de Arbovírus (Brazil-UK Centre for Arbovirus Discovery, Diagnosis, Genomics and Epidemiology).

Continua após a publicidade

“Ganhamos visibilidade como cientistas e isso ajuda a inspirar outras mulheres. A maior parte dos comentários foi porque as mulheres estavam querendo incentivar outras mulheres na ciência. Elas se sentiram representadas, viram que têm em quem se inspirar”, disse ela na época em que ganhou notoriedade com a pesquisa.

As outras cinco mulheres selecionadas para o projeto, que não terá produção em larga escala, são a cientista britânica Sarah Gilbert, uma das criadoras da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford com a AstraZeneca, a enfermeira norte-americana Amy O’Sullivan, a médica canadense Chika Stacy Oriuwa, a médica Audrey Cruz, de Las Vegas, e a médica australiana Kirby White, uma das criadoras de uma roupa reutilizável para as equipes de saúde.

À Agência Reuters, Gilbert comentou: “Espero que as crianças que conheçam a minha Barbie se deem conta do quão vital são as carreiras científicas para ajudar o mundo que nos rodeia”.

Pesquisadora brasileira Jaqueline Goes de Jesus é uma das bonecas Barbie que hom
Seis mulheres foram selecionadas com “heroínas”. | Foto: Reprodução/Mattel

Veja Também