Vacina impediu 97% de mortes por Covid-19 de janeiro a julho no Brasil

Mesmo vacinados, os idosos com mais de 70 anos são as maiores vítimas do vírus.

Postado em: 10-08-2021 às 16h04
Por: Alice Orth
Imagem Ilustrando a Notícia: Vacina impediu 97% de mortes por Covid-19 de janeiro a julho no Brasil
Mesmo vacinados, os idosos com mais de 70 anos são as maiores vítimas do vírus. | Foto: Reprodução

Segundo um estudo da ferramenta Info Tracker, da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp), a vacinação completa contra a Covid-19 impediu 97% das mortes pela doença de janeiro a julho deste ano.

A pesquisa foi realizada com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, e é referente à aplicação das duas doses do imunizante. Segundo o levantamento, 28.660 pessoas vacinadas foram internadas, quase 3% do mais de um milhão de casos registrados.

Mesmo vacinados, os idosos com mais de 70 anos são as maiores vítimas do vírus. O relatório aponta que 8.734 pessoas que morreram nessa idade por covid e 23 mil que foram internadas já tinham recebido a dose de reforço da vacina.

Continua após a publicidade

O pesquisador e coordenador do Info Tracker, Wallace Casaca, disse em entrevista à CNN Rádio que “as vacinas são muito próximas de serem perfeitas”. “O número de óbitos entre as pessoas imunizadas por completo é substancialmente menor. A vacina, embora não seja 100% efetiva, é muita próxima disso, confere um grau de proteção muito elevado”, comentou.

Segundo ele, os idosos figuraram na pesquisa mais expressivamente por serem o maior grupo vacinado no país até o momento. Mesmo assim, a categoria representa o número mais significativo de óbitos e internações, com 7%.

Analisando os dados, Casaca mencionou a possibilidade de uma terceira dose passar a ser eventualmente obrigatória para conter os avanços do coronavírus.

Veja Também