Romário discute com ministro da Educação: ‘Toma vergonha na cara’

O senador, pai de uma menina com síndrome de Down, revoltou-se com comentário de Milton sobre separação de crianças em sala de aula.

Postado em: 17-08-2021 às 18h07
Por: Alice Orth
Imagem Ilustrando a Notícia: Romário discute com ministro da Educação: ‘Toma vergonha na cara’
O senador, pai de uma menina com síndrome de Down, revoltou-se com comentário de Milton sobre separação de crianças em sala de aula. | Foto: Reprodução

O senador Romário (PL-RJ) discutiu via Twitter com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, nesta terça-feira (17/08). Milton afirmou em entrevista à TB Brasil que alunos com deficiência “atrapalham” o ensino dos demais estudantes, visto que “a professora não tinha equipe, não tinha conhecimento para dar a ela atenção especial”.

Romário, que é pai de Ivy, menina de 16 anos que tem síndrome de Down, reagiu, dizendo que “somente uma pessoa privada de inteligência, aqueles que chamamos de imbecil, podem soltar uma frase como essa. Existem aos montes, mas não esperamos que estes ocupem o lugar de ministro da Educação de um país”.

O ministro rebateu dizendo que sua fala foi retirada de contexto. Ao programa Novo Sem Censura, exibido no dia 9 de agosto, ele se referiu à inclusão de crianças com e sem deficiência no mesmo ambiente escolar como “inclusivismo”, defendendo a separação com criação de salas especializadas.

Continua após a publicidade

“A diversidade em sala de aula não atrapalha, porque ninguém que busque o conhecimento atrapalha”, escreveu o senador. “Pessoas com deficiência em sala de aula estão, com a sua presença, também contribuindo para uma importante lição, a de que somos diversos e que não podemos deixar ninguém pra trás”.

Em resposta, o ministro afirmou que “é muito deselegante quando um representante do parlamento se dirige desta maneira a um Ministro de Estado”.

Veja Também