Mais de 5 mil indígenas protestam em Brasília contra votação do marco temporal no STF

Lideranças dizem que decisão pode ajudar no extermínio dos povos.

Postado em: 24-08-2021 às 18h22
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Mais de 5 mil indígenas protestam em Brasília contra votação do marco temporal no STF
Lideranças dizem que decisão pode ajudar no extermínio dos povos. | Foto: Reprodução

Milhares de indígenas de diversas regiões do Brasil ocuparam nesta terça-feira (24/08) a Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O protesto ocorre contra as medidas que dificultam a demarcação de terras e incentivam atividades de garimpo. Os manifestantes fazem parte do acampamento “Luta pela vida”, montado no último domingo.

Após as 16h30, todas as pistas sentido Congresso Nacional foram interditadas pelo grupo. Elas ficaram fechadas para trafego por cerca de 1 hora.

Segundo os organizadores, o movimento conta com representantes de 170 povos indígenas. A mobilização ocorre na semana em que o Supremo Tribunal Federal (STF) prevê na pauta o julgamento da medida conhecida como “marco temporal” para demarcações, defendida por ruralistas.

Continua após a publicidade

Em frente ao Congresso, os manifestantes estenderam uma faixa com frases pedindo o impeachment do presidente Jair Bolsonaro (Sem partido).

O assessor político da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Marcos Sabaru, critica a abrangência do julgamento. Para ele, é inconstitucional condicionar situações tão distintas entre os povos indígenas em todo o Brasil a uma situação específica que ocorre em um estado.

Outro assunto com atenção dos indígenas é o Projeto de Lei 490, de 2007, que, além de determinar um marco temporal, passa para o Congresso o poder de decisão sobre a demarcação de terras indígenas.

O texto passou pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados e precisa ser votado em plenário.

Com informações da Agência Brasil

Veja Também