Convocação bolsonarista para feriado da Independência está ganhando forças entre a base fiel de eleitores

Manifestação que acontecerá no 7 de setembro está atingindo fortemente os segmentos de caminhoneiros, evangélicos e policiais, principalmente em Brasília e São Paulo

Postado em: 28-08-2021 às 10h35
Por: Maria Paula Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Convocação bolsonarista para feriado da Independência está ganhando forças entre a base fiel de eleitores
Manifestação que acontecerá no 7 de setembro está atingindo fortemente os segmentos de caminhoneiros, evangélicos e policiais, principalmente em Brasília e São Paulo | Foto: Reprodução

As convocações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para os atos que promove para o próximo dia 7 de setembro estão sendo bem-sucedidas. O presidente está conseguindo mobilizar lideranças relevantes de sua base mais fiel de eleitores, especialmente em Brasília e São Paulo, mirando o Poder Judiciário.

A adesão de segmentos bolsonaristas ao movimento ficou clara em momentos como a defesa da participação de servidores nas manifestações, por parte do presidente da maior associação nacional de representação de policiais militares. Este é um caso que deixa explicito o engajamento de militares, o que preocupa especialistas, comandantes das Polícias Militares (PM) e governadores.

No grupo de caminhoneiros, não há adesão institucional das entidades que representam a categoria, mas o apoio ao movimento é considerado alto. Segundo Marlon Maues, assessor executivo da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), o movimento não tem nada a ver com os caminhoneiros quanto uma classe e sim, em adesão ‘sólida’ de colegas.

Continua após a publicidade

Já no segmento evangélico, a convocação está sendo respondida com entusiasmo por líderes de igrejas que estão se empenhando para reunir fiéis. Por meio de aplicativos de mensagens, a circulação de vídeos de pastores mobilizando aqueles que vão a suas igrejas a irem para a Avenida Paulista e para Brasília apoiar o presidente.

O mais comprometido com as mobilizações é o pastor da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, Silas Malafaia. “Faço uma convocação a meus irmãos evangélicos: não podemos ficar omissos nem sermos covardes neste momento crucial da nação brasileira. No dia 7 de setembro, nós vamos ter, em todas as cidades do Brasil, manifestações pacíficas em favor de Brasil”, discursa o religioso na divulgação.

Entre os líderes evangélicos a mensagem de uma manifestação pacífica é reforçada. Nos últimos dias, Bolsonaro aderiu ao discurso que qualquer ato de violência ou desordem que possa ocorrer na manifestação será obra de algum ‘infiltrado’. Ainda assim, as forças de segurança do Distrito Federal (DF) estão monitorando as redes sociais, grupos e fones de informação para fechar um plano de contingência para o feriado.

Veja Também