Quinta-feira, 28 de março de 2024

TSE irá investigar caráter dos atos de 7 de Setembro e quem esteve por trás da organização do evento

O corregedor-geral Luís Felipe Salomão quer esclarecer se houve financiamento das manifestações e, caso tenha havido, quem financiou

Postado em: 15-09-2021 às 16h45
Por: Giovana Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: TSE irá investigar caráter dos atos de 7 de Setembro e quem esteve por trás da organização do evento
O corregedor-geral Luís Felipe Salomão quer esclarecer se houve financiamento das manifestações e, caso tenha havido, quem financiou. | Foto: Reprodução

O corregedor-geral da Justiça Eleitoral, Luís Felipe Salomão, decidiu investigar se houve financiamento dos atos antidemocráticos de 7 de Setembro e, caso tenha havido, quem financiou. O corregedor quer saber quem esteve por trás da organização do evento, e se houve pagamento de transporte e diárias para manifestantes. Além disso, a apuração investiga se os atos configuraram propaganda eleitoral antecipada.

Os atos foram apoiados e divulgados por apoiadores de Jair Bolsonaro, que também marcou presença nas manifestações. A apuração a respeito do financiamento dos atos foi incluído em um inquérito, em tramitação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que investiga a disseminação de fake news.

O corregedor ampliou o objeto de apuração para saber se houve:

Continua após a publicidade

  • abuso de poder econômico e político
  • uso indevido dos meios de comunicação social
  • corrupção
  • fraude
  • condutas vedadas a agentes públicos
  • propaganda extemporânea (antecipada), em relação aos ataques contra o sistema eletrônico de votação e à legitimidade das eleições de 2022.

Segundo a GloboNews, fontes da Justiça informaram à emissora que essas novas apurações são consideradas um desdobramento relevante da investigação sobre os atos.

Também são a primeira consequência judicial dos atos, principalmente porque vão se concentrar em esclarecer se a manifestação foi espontânea e se teve conteúdo eleitoral.

Veja Também