Filhas fazem vaquinha para enterrar corpo de brasileira morta ao tentar atravessar fronteira dos EUA

As filhas da técnica de enfermagem Lenilda de Oliveira, de 49 anos, estão pedindo ajuda para conseguir arcar com as despesas do

Postado em: 17-09-2021 às 14h39
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Filhas fazem vaquinha para enterrar corpo de brasileira morta ao tentar atravessar fronteira dos EUA
Suspeita é de que a mulher, de 49 anos, tenha morrido de fome e sede ao ser abandonada por grupo que fazia a travessia com ela | Foto: Reprodução

As filhas da técnica de enfermagem Lenilda de Oliveira, de 49 anos, estão pedindo ajuda para conseguir arcar com as despesas do traslado e do enterro do corpo da mãe, que morreu ao tentar cruzar a fronteira do México com os Estados Unidos. O corpo de Lenilda foi encontrado nesta semana em Deming, Novo México. A suspeita é de que ela tenha morrido de fome e sede ao ser abandonada pelo grupo com quem fazia a travessia.

A meta da vaquinha é de R$ 100 mil. Até o momento, a família da técnica de enfermagem conseguiu arrecadar R$ 3,7 mil com a ajuda de 64 pessoas.

“É com muita dor e tristeza que venho aqui pedir a ajuda de vocês, independente do valor. Minha mãe, Lenilda de Oliveira estava desaparecida há 8 dias, no dia 15/09/21 foi encontrada sem vida na fronteira entre México e EUA. Preciso de ajuda para custear as despesas com os serviços funerários e de translado do corpo para o Brasil, para que aqui consigamos sepultá-lá. Desde já agradeço a ajuda de cada um de vocês e que Deus te abençoe em dobro”, escreveu uma das filhas de Lenilda, na página da vaquinha.

Continua após a publicidade

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores afirmou estar a disposição para a família, mas que ainda não foi notificado pelas autoridades locais sobre a morte da brasileira.

Leia a nota do Itamaraty

“A rede consular do Itamaraty está à disposição para prestar toda a assistência cabível, respeitando-se os tratados internacionais vigentes e a legislação local. Os Consulados-Gerais do Brasil em Houston e Los Angeles, bem como a Embaixada do Brasil no México, não foram, até o momento, notificados pelas autoridades locais sobre o caso.

Em caso de falecimento de cidadão brasileiro no exterior, os consulados brasileiros poderão prestar orientações gerais aos familiares, apoiar seus contatos com autoridades locais e cuidar da expedição de documentos, como o atestado consular de óbito. O traslado dos restos mortais de brasileiros falecidos no exterior para o Brasil é uma decisão da família. Não há previsão regulamentar e orçamentária para o pagamento do traslado com recursos públicos“.

Veja Também