Primavera em Goiás deve ser marcada por chuvas moderadas e aumento das temperaturas médias

De acordo com o INMET, as chuvas em Goiás para os próximos três meses devem ficar entre 50 e 100 milímetros acima da média na maior parte do estado, exceto no sudeste goiano

Postado em: 22-09-2021 às 11h16
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Primavera em Goiás deve ser marcada por chuvas moderadas e aumento das temperaturas médias
De acordo com o INMET, as chuvas em Goiás para os próximos três meses devem ficar entre 50 e 100 milímetros acima da média na maior parte do estado, exceto no sudeste goiano | Foto: Reprodução

O início da primavera no Brasil ocorre nesta quarta-feira (22/09), sendo a estação de transição do clima seco para chuvoso no setor central do Brasil.

Com a chegada da estação, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulgaram na última terça-feira (21/09) o Prognóstico Climático da Primavera para o ano de 2021.

De acordo com o documento, as chuvas em Goiás para os próximos três meses devem ficar entre 50 e 100 milímetros acima da média na maior parte do estado, exceto no sudeste goiano, onde as chuvas devem vir com menor intensidade.

Continua após a publicidade

Quanto ao clima e ao calor, as previsões indicam que o oeste e sudoeste goiano devem registrar altas temperaturas, com aumento de até 1°C na média. O restante do estado deve permanecer em estabilidade.

Segundo o INMET, desde 2002, ano após ano a estação da primavera vem registrando recordes de temperatura na região Centro-Oeste do país, chegando a registrar em 2020 um aumento de 1,7°C na média histórica.

Se já não bastasse o aumento das temperaturas, a média das chuvas também apresenta ritmo de queda.

Veja abaixo, à esquerda, a previsão para a precipitação de chuvas no Brasil durante a primavera. À direita, a previsão para as temperaturas.

Veja Também