Anvisa determina recolhimento de mais de 12 milhões de doses da CoronaVac

Doses foram envasados em fábrica não autorizada pela Agência e tinham sido interditadas no início do mês.

Postado em: 22-09-2021 às 16h11
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Anvisa determina recolhimento de mais de 12 milhões de doses da CoronaVac
Doses foram envasados em fábrica não autorizada pela Agência e tinham sido interditadas no início do mês | Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou nesta quarta-feira (22/09) que determinou o recolhimento dos 25 lotes da vacina CoronaVac que foram interditados de forma cautelar no início de setembro. Ao todo, são mais de 12 milhões dos imunizantes envasados em fábrica não autorizada pelo órgão.

Na nova resolução da Anvisa, publicada nesta quarta-feira (22) no Diário Oficial da União (DOU), a agência afirma que a decisão foi tomada após a constatação de que os dados apresentados pelo laboratório chinês não comprovam a realização do envase em condições satisfatórias de boas práticas de fabricação.

A vacina é produzida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. No dia 14 deste mês, o Instituto anunciou que os lotes seriam substituídos por vacinas prontas. Ao todo, a Anvisa havia interditado 12,1 milhões de doses que foram produzidas pela Sinovac, na China, em uma fábrica não inspecionada e aprovada pela agência.

Continua após a publicidade

Em relação ao número de doses dos lotes aplicadas, o Ministério da Saúde não informou quantas já foram aplicadas no país. Apenas São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte divulgaram os números.

São Paulo afirma ter aplicado 4 milhões de doses. Já o Rio, revelou que 1.206 pessoas foram vacinadas com doses da CoronaVac de um dos lotes suspensos. No Rio Grande do Norte foram aplicadas 21 doses.

Veja Também