Spray nasal contra Covid-19: InCor envia pedido à Anvisa para iniciar testes em humanos

O objetivo da pesquisa é avaliar a imunogenicidade, a segurança, o melhor esquema de vacinação e o escalonamento das doses.

Postado em: 22-10-2021 às 10h44
Por: Victoria Lacerda
Imagem Ilustrando a Notícia: Spray nasal contra Covid-19: InCor envia pedido à Anvisa para iniciar testes em humanos
O objetivo da pesquisa é avaliar a imunogenicidade, a segurança, o melhor esquema de vacinação e o escalonamento das doses. | Foto: Reprodução/Internet

O Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração (Incor) solicitou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) uma autorização para iniciar os testes clínicos em humanos da vacina em spray contra a Covid-19 na última quinta-feira (21/10). 

Segundo o jornal O Globo, o documento pede liberação para iniciar as fases 1 e 2 dos testes clínicos. O objetivo da pesquisa é avaliar a imunogenicidade, a segurança, o melhor esquema de vacinação e o escalonamento das doses. Este período de testes deve durar até três meses.

 O imunizante do InCor é o primeiro completamente desenvolvido em território nacional e entrevista à Folha de São Paulo, o imunologista Jorge Kalil, diretor do Laboratório de Imunologia do Incor e coordenador da pesquisa afirmou: “Para chegar aos parâmetros de proteção contra a Covid-19 que balizaram o modelo da vacina, nós contamos com o estudo da resposta imune de proteção de 220 voluntários convalescentes da doença, ao longo do primeiro semestre de 2020”, disse Kalil. 

Continua após a publicidade

Com aplicação via nasal, o pesquisador explica que a vacina tem o potencial de aplacar a infecção na porta de entrada do vírus no organismo. Atualmente, todas as vacinas disponíveis contra o coronavírus são em forma de injeção.

 

Veja Também