Caminhoneiros dizem que auxílio de Bolsonaro é o ‘famoso tapinha nas costas’ que recebem desde 2018

Promessa do presidente pretende ajudar 750 mil caminhoneiros autônomos para compensar aumento no preço do combustível

Postado em: 22-10-2021 às 16h17
Por: Maria Paula Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Caminhoneiros dizem que auxílio de Bolsonaro é o ‘famoso tapinha nas costas’ que recebem desde 2018
Promessa do presidente pretende ajudar 750 mil caminhoneiros autônomos para compensar aumento no preço do combustível | Foto: Rodolfo Buhrer/Reuters

Após a alta no preço de combustíveis, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), prometeu ajudar 750 mil caminhoneiros autônomos para compensar a alta. Na categoria, a informação da promessa foi recebida com desconfiança e ceticismo. O presidente ainda não detalhou valores e origem do recurso, mas afirmou que os números serão apresentados nos próximos dias.

Segundo o presidente da Associação Nacional de Transporte do Brasil (ANTB), José Roberto Stringasci, os caminhoneiros não vão recuar das ameaças de fazer uma paralisação no dia 1º de novembro enquanto a política de preços não for alterada. “Eles já fizeram até um reajuste no piso mínimo do frete. Mas isso, como se diz no nosso linguajar de motorista, é um ‘melzinho na chupeta’, o famoso ‘tapinha nas costas’ que a categoria já vem levando desde 2018”, diz.

Para o representante dos caminhoneiros de Santos, Marcelo da Paz, o presidente está blefando, além de afirmar que a medida não será suficiente para impedir a manifestação, uma vez que os caminhoneiros exigem o cumprimento do frete mínimo. Além disso, afirmou que eles não aceitam auxílio nem querem esmola e que vai precisar “mais que isso vai desmobilizar”.

Veja Também