Pesquisa aponta que privatizar a Petrobras pioraria os preços de combustíveis; entenda

Assunto já é discutido pelo presidente Jair Bolsonaro com a cúpula do Congresso Nacional

Postado em: 26-10-2021 às 16h43
Por: Maria Paula Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Pesquisa aponta que privatizar a Petrobras pioraria os preços de combustíveis; entenda
Assunto já é discutido pelo presidente Jair Bolsonaro com a cúpula do Congresso Nacional | Foto: Reprodução

A pesquisadora do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep), Carla Ferreira, afirmou em entrevista à CNN que a privatização da Petrobras, ao invés de resolver o problema, poderia piorar o preço dos combustíveis. O assunto é pauta para o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com o Congresso Nacional.

“A privatização não resolve o problema dos preços dos combustíveis. Pelo contrário, ela, em função da criação até de um monopólio privado, pode vir a piorar a situação”, relata Carla.

Conforme apuração da CNN, o governo analisa um plano para elaborar um projeto de lei permitindo à União privatizar a Petrobras. Vale lembrar que as ações da estatal estiveram entre as maiores altas nos últimos dias na Bolsa de Valores brasileira (B3).

Continua após a publicidade

Segundo Carla, o Ineep realizou um levantamento acompanhando países que conseguem controlar preços internos. “O Ineep fez um levantamento acompanhando algumas experiências de países que conseguem ter um maior controle dos seus preços internos, não tendo essa volatilidade ou esse movimento de alta muito grande, justamente utilizando suas empresas estatais de petróleo e a sua capacidade de refino. Nessa pressão dos preços internacionais, medidas como o aumento da concorrência não são medidas que têm sido efetivas em alguns países que temos observado”.

A estatal anunciou, na última segunda-feira (25/10), um novo reajuste de preços de gasolina e diesel para distribuidoras, e que a mudança entra em vigor a partir desta terça-feira (26/10).

Veja Também