Maior ‘problema de saúde’ do brasileiro é falta de dinheiro, mostra pesquisa

Sedentarismo, maus hábitos alimentares e consumo inadequado de álcool também entraram na lista.

Postado em: 30-10-2021 às 10h52
Por: Alice Orth
Imagem Ilustrando a Notícia: Maior ‘problema de saúde’ do brasileiro é falta de dinheiro, mostra pesquisa
Sedentarismo, maus hábitos alimentares e consumo inadequado de álcool também entraram na lista. | Foto: Reprodução

Uma pesquisa realizada em setembro pela Healthy & Safe Place to Work (HSPW) mostrou que o aspecto de saúde que mais deixa a desejar nos funcionários brasileiros é o problema financeiro. O estudo acompanhou 70 mil colaboradores de empresas no país que utilizam a plataforma da companhia.

Os dados coletados englobaram aspectos físico, mental, financeiro e organizacional de todos os funcionário. A falta de dinheiro foi registrada como o dignóstico mais comum, referente a 80% dos entrevistados. Outros resultados mostraram questões psíquicas e de saúde física.

“Procuramos ter uma visão holística do indivíduo, porque só assim a saúde pode ser tratada de uma maneira eficaz”, afirmou Nestor Sequeiros, presidente da HSPW, à Folha de S. Paulo. “Muitas vezes, um diagnóstico de depressão, por exemplo, pode ter sido desencadeado por problemas financeiros”.

Continua após a publicidade

Sedentarismo (63%), maus hábitos alimentares (58%), consumo inadequado de álcool (50%), má qualidade do sono (49%), sobrepeso ou obesidade (38%), síndrome de burnout (31%), ansiedade (14%), depressão (10%) e ideação suicida (2%) são os demais problemas listados.

“Quase todos os diagnósticos, na verdade, têm a situação financeira atrelada”, disse Sequeiros.

Veja Também