Bolsonaro tem 10 dias para explicar agressões a jornalistas na Itália, afirma ministro Dias Toffoli

Segundo o relatório da Federação Nacional dos Jornalistas, durante o ano de 2020, somente o atual presidente Jair Bolsonaro, foi responsável por 41% dos ataques à imprensa no país.

Postado em: 05-11-2021 às 16h14
Por: Victoria Lacerda
Imagem Ilustrando a Notícia: Bolsonaro tem 10 dias para explicar agressões a jornalistas na Itália, afirma ministro Dias Toffoli
Segundo o relatório da Federação Nacional dos Jornalistas, durante o ano de 2020, somente o atual presidente Jair Bolsonaro, foi responsável por 41% dos ataques à imprensa no país. | Foto: Reprodução/Internet

Foi determinado nesta sexta-feira (5/11) pelo ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), uma explicação do presidente para as agressões aos jornalistas que cobriam sua agenda em Roma, na Itália, no último domingo (31). Jair Bolsonaro (sem partido), tem um prazo de 10 dias para tratar sobre o tema. 

Os profissionais relataram que foram agredidos com socos e empurrões pelos seguranças que acompanhavam o presidente, onde os jornalistas faziam a cobertura da participação de Bolsonaro no encontro do G20.

“A relevância da questão debatida na presente arguição enseja a aplicação analógica do rito abreviado do art. 12 da Lei nº 9.868/99, a fim de que a decisão seja tomada em caráter definitivo. Solicitem-se informações à parte requerida, no prazo de 10 (dez) dias. Após, abra-se vista, sucessivamente, no prazo de 5 (cinco) dias, ao Advogado-Geral da União e ao Procurador-Geral da República”, decidiu o ministro.

Continua após a publicidade

Governo Bolsonaro

Segundo o relatório da Federação Nacional dos Jornalistas, durante o ano de 2020, somente o atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido), foi responsável por 41% dos ataques à imprensa no país. De acordo com o levantamento divulgado no ano anterior, de 2019 para 2020, o número de ataques à liberdade de imprensa subiu de 208 para 428 casos, um aumento significativo para os jornalistas, totalizando 105,77% em relação ao ano anterior. 

Veja Também