Duas torres de apoio a barragens da Vale desabam perto de Ouro Preto (MG)

As barragens de Forquilhas I e II ficam no limite das cidades de Itabirito e Ouro Preto, região central de Minas Gerais.

Postado em: 16-11-2021 às 09h55
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Duas torres de apoio a barragens da Vale desabam perto de Ouro Preto (MG)
As barragens de Forquilhas I e II ficam no limite das cidades de Itabirito e Ouro Preto, região central de Minas Gerais | Foto: Reprodução/ TV Globo

Duas torres que faziam parte do sistema de obras nas barragens Forquilhas I e II, da Vale, caíram na última sexta-feira (12/11), em Minas Gerais. De acordo com a mineradora, não havia funcionários no local no momento da queda.

As barragens foram avaliadas em nível 2 de emergência, o que significa que os problemas encontrados nelas são considerados “não controlados” ou “não extintos” e que as estruturas precisam de novas inspeções e intervenções.

Forquilhas I e II ficam no limite das cidades de Itabirito e Ouro Preto, região central de Minas. As estruturas pertencem à Mina Fábrica e devem passar pelo processo de descaracterização.

Continua após a publicidade

Segundo a Vale, a área foi isolada e os órgão competentes foram informados. “A estrutura que cedeu não é para a segurança da barragem, mas sim para a segurança de quem trabalha na barragem”, explica Daniel da Mota Neri, pesquisador da Unicamp e professor do Instituto Federal de Minas Gerais, no Campus Ouro Preto.

A mineradora afirmou que as torres não atingiram as barragens e que elas não tiveram alterações nas condições de segurança. A Defesa Civil está acompanhando a situação.

A Agência Nacional de Mineração (ANM) informou que realizou uma vistoria no local e ressaltou que o incidente não teve vítimas.

Veja Também