Todos brasileiros com mais de 18 anos deverão tomar dose de reforço, anuncia Queiroga

Até o momento, a dose de reforço estava sendo aplicada apenas em idosos, profissionais de saúde, e imunossuprimidos.

Postado em: 16-11-2021 às 12h22
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Todos brasileiros com mais de 18 anos deverão tomar dose de reforço, anuncia Queiroga
Até o momento, a dose de reforço estava sendo aplicada apenas em idosos, profissionais de saúde, e imunossuprimidos | Foto: Reprodução/ Prefeitura de Goiânia

Durante entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (16/11), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou que toda a população acima de 18 anos deverá tomar uma dose de reforço das vacinas contra Covid-19. O reforço deve ser aplicado cinco meses após a segunda dose. A estimativa é que 158 milhões de brasileiros devam tomar a “terceira dose”.

“Vamos ter uma cobertura vacinal maior da nossa população e evitar o que está acontecendo em alguns países da Europa, por exemplo. Podemos ser um case de sucesso para enfrentamento de uma possível terceira onda da Covid-19”, afirmou Queiroga.

O ministro garantiu que o País tem doses suficientes para que “todas essas vacinas cheguem tempestivamente a todas as 38 mil unidades básicas de saúde do Brasil”.

Continua após a publicidade

“Todos os contratos firmados esse ano e que serão firmados para o fornecimento de doses em 2022 são suficientes”, afirmou Rodrigo Cruz, secretário executivo do Ministério da Saúde.

Até o momento, a dose de reforço estava sendo aplicada apenas em idosos e em profissionais de saúde, em um intervalo de seis meses da última aplicação, e em imunossuprimidos, após 28 dias da última dose.

A vacina a ser usada na injeção extra deve ser preferencialmente a Pfizer, segundo orientação da pasta. Porém, também podem ser usados os imunizantes da AstraZeneca e da Janssen. “Preferencialmente, deve ser uma vacinação heteróloga, ou seja, diferente do que foi usado na imunização primária”, explicou Queiroga.

Veja Também