Eclipse lunar mais longo do século será visto do Brasil na próxima sexta-feira (19)

No Brasil o fenômeno deve atingir o pico por volta das 6h da manhã (horário de Brasilia).

Postado em: 17-11-2021 às 11h23
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Eclipse lunar mais longo do século será visto do Brasil na próxima sexta-feira (19)
No Brasil, o fenômeno deve atingir o pico por volta das 6h da manhã (horário de Brasilia) | Foto: Reprodução

O mais longo eclipse lunar parcial do século poderá ser visto do Brasil nas primeiras horas da madrugada da próxima sexta-feira (19). De acordo com a NASA, o evento astronômico deve durar 3h28min23s, e será o mais longo dos últimos 580 anos, onde cobrirá 97,4% do disco da Lua em seu auge. No Brasil, o fenômeno deve atingir o pico por volta das 6h da manhã (horário de Brasilia).

A longa duração está relacionada à órbita da Lua, que estará perto do seu ponto mais distante da Terra, o “Apogeu”. O satélite também estará se movendo mais lentamente. Por isso, passará escondido na sombra da Terra por mais tempo.

O que é um eclipse lunar?

Continua após a publicidade

Um eclipse da Lua acontece quando a Terra fica diretamente entre o Sol e a Lua e a Lua fica na sombra da Terra. Para que um eclipse lunar total aconteça, todos os três devem estar em linha reta. Isso significa que a Lua passa pela parte mais escura da sombra da Terra. O próximo eclipse lunar total está previsto para ocorrer em maio do próximo ano.

Um eclipse lunar total é frequentemente chamado de lua de sangue porque a Lua se torna uma cor avermelhada brilhante. Um eclipse lunar parcial ocorre quando parte da Lua viaja através da sombra ‘umbral’ completa da Terra. Apenas parte da superfície visível da Lua se move para a parte escura da sombra da Terra.

Como faço para ver o fenômeno?

Quanto mais ao Sul do País, menos será possível acompanhar o fenômeno, pois a Lua já estará abaixo do horizonte. No caso das demais regiões, caso o clima não colabore na sua região (estando nublado, chuvoso ou com nevua), alguns canais realizaram transmissões online ao vivo do eclipse lunar. Uma delas pelo canal The Virtual Telescope Project, basta clicar e acompanhar o evento. 

Veja Também