Após desfilar usando uma bolsa de estomia, Luciano Szafir é destaque no São Paulo Fashion Week

Ator conta que o objetivo é conscientizar sobre a importância do uso da bolsa

Postado em: 19-11-2021 às 17h30
Por: Maria Paula Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Após desfilar usando uma bolsa de estomia, Luciano Szafir é destaque no São Paulo Fashion Week
Ator conta que o objetivo é conscientizar sobre a importância do uso da bolsa | Foto: Adriano Ishibashi

O ator Luciano Szafir desfilou na São Paulo Fashion Week (SPFW) e se tornou destaque da edição, que aconteceu na noite da última quinta-feira (18/11). O ator se destacou no evento pois desfilou usando uma bolsa de estomia, também conhecida como bolsa de colostomia.

Szafir usa o item desde que enfrentou complicações da Covid-19, ficando 35 dias internado no Rio de Janeiro. Durante a internação, o ator deve que passar por uma cirurgia no abdômen para retirar um hematoma e um segmento do cólon, uma das partes do intestino grosso.

Segundo Szafir, o propósito do look inusitado foi chamar atenção para a causa de pessoas que tem a mesma condição, ressaltando que a cirurgia salvou a vida dele. “Quero que as pessoas possam ver que isso pode acontecer com qualquer um. Essa cirurgia salvou a minha vida e eu não tenho motivo para ter vergonha de usar uma bolsa de estomia. Depois de tantos anos, este desfile tinha tudo para ser muito especial para mim. Além da minha volta às passarelas, vi que era a oportunidade perfeita para defender uma causa nobre e muito importante para a nossa sociedade. Quero quebrar o preconceito, normalizar e fazer entender que um estomizado não precisa sofrer privações. Vida normal. E, tomara, que esta ação mude a visão que muitos ainda têm sobre quem usa uma bolsa de estomia”.

Continua após a publicidade

Conforme uma postagem do ator nas redes sociais, a aparição foi pensada junto ao estilista Walério Araújo, fundador da grife utilizada no desfile de Sfazir. “Há muito tempo que eu já planejava isso e esta surpresa no desfile foi pensada em todos os detalhes”, disse.

Além disso, no texto, o ator afirma ainda que o desfile foi “muito feliz”, por poder “conscientizar as pessoas sobre a importância do uso de uma bolsa de estomia”, além de voltar às passarelas.

O ator conta que até fazer a cirurgia não tinha noção de como era a vida de quem usa a bolsa e, por isso, se sente responsável em quebrar os tabus referentes ao tema, mostrando que qualquer um pode ter a mesma condição. “Quem não conhece, julga e, mesmo sem querer, tem atitudes preconceituosas. Seja na hora de contratar um funcionário, se relacionar afetivamente, entre outras coisas”.

Veja Também