Surto de doença de origem desconhecida está sendo investigado em Pernambuco

O primeiro caso foi registrado em 1º de outubro deste ano.

Postado em: 23-11-2021 às 18h23
Por: Alice Orth
Imagem Ilustrando a Notícia: Surto de doença de origem desconhecida está sendo investigado em Pernambuco
O primeiro caso foi registrado em 1º de outubro deste ano. | Foto: Reprodução

Uma doença desconhecida está se espalhando por municípios de Pernambuco. Os pacientes relatam lesões na pele, caroços e coceira. Foram notificados 117 casos notificados à Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Recife, e a prefeitura de Camaragibe, relatou ao menos 60 pessoas com os mesmos sintomas.

O primeiro caso foi registrado em 1º de outubro deste ano. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou que o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância à Saúde (Cievs) já foi notificado e que está acompanhando as investigações.

Entre os pacientes, estão pessoas com idades entre 2 e 96 anos. Segundo a Vigilância em Saúde do Recife, foram realizados exames de sangue, coletas de amostras de pele e testes para detectar arboviroses (dengue, zika e chikungunya), e covid-19. Amostras da água da rede de abastecimento também estão sendo analisadas.

Continua após a publicidade

Um estudo entomológico está sendo feito pela Vigilância em Saúde de Camaragibe para descobrir se há relação com a presença de insetos ou artrópodes. A prefeitura informou ainda que foram realizados testes sorológicos para covid-19 e para arboviroses. Além disso, foram coletadas amostras da água da rede de abastecimento.

“É importante destacar que, até agora, não houve o registro de agravamento associado a esses quadros”, afirma a Sesau.

Veja Também