Preocupada com novos surtos de Covid fora do país, diretora da OMS reforça atenção ao Carnaval 2022

Mariângela explicou que os surtos que estão havendo em diferentes países europeus são por conta das pessoas não vacinadas.

Postado em: 23-11-2021 às 17h51
Por: Victoria Lacerda
Imagem Ilustrando a Notícia: Preocupada com novos surtos de Covid fora do país, diretora da OMS reforça atenção ao Carnaval 2022
Mariângela explicou que os surtos que estão havendo em diferentes países europeus são por conta das pessoas não vacinadas.

Na última segunda-feira (22/11), durante a abertura no Congresso Brasileiro de Epidemiologia, a diretora da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mariângela Simão explicou que o mundo está entrando em uma quarta onda de casos de Covid-19. A diretora explicou que apesar da melhora dos casos e do avanço da vacinação, o Brasil não pode relaxar no controle da doença, principalmente em relação a toda mobilização para o carnaval.  

“Me preocupa bastante quando vejo no Brasil que tem discussão sobre a abertura do carnaval. Isso é realmente uma condição extremamente propícia para aumento da transmissão comunitária. Precisamos planejar as ações para 2022”, disse Mariângela Simão. 

A diretora da OMS explicou que o Brasil deve sim reabrir suas fronteiras e voltar suas atividades, porém com muita cautela, deve existir um gerenciamento de risco adaptado ao contexto nacional. 

Continua após a publicidade

Muitas cidades estão confirmando aos poucos que a famosa festa carnavalesca não acontecerá novamente. Ao menos 43 cidades paulistas já anunciaram o cancelamento da realização do Carnaval de 2022 em razão da pandemia de Covid-19. De acordo com o G1, na capital paulista, a gestão municipal manteve o cronograma e quer criar um comitê com Recife, Salvador, Rio de Janeiro e Belo Horizonte para tomar decisões de forma conjunta.

Covid-19 na Europa 

“Tivemos nas últimas 24 horas mais de 440 mil novos casos confirmados. E os dados cumulativos são 255 milhões de casos e 5,1 milhões de óbitos. E é claro que isso reflete uma enorme subnotificação em vários continentes. O mundo está entrando em uma quarta onda, mas as regiões têm tido um comportamento diferente em relação à pandemia”, continuou. 

Mariângela explicou que os surtos que estão havendo em diferentes países europeus são por conta das pessoas não vacinadas, afirmando novamente a importância da vacinação em todos os lugares do mundo. 

Em outra matéria divulgada pelo ohoje.com, foi divulgado um relatório realizado pelo estado australiano de Nova Gales do Sul (NSW), explicando que pessoas não vacinadas têm 16 vezes mais probabilidade de acabar em unidades de terapia intensiva (UTI) ou morrer de Covid-19. 

Veja Também