Ex-presidente Lula recebe críticas após fazer comparação de Ortega com Merkel

Postado em: 24-11-2021 às 17h24
Por: Almeida Mariano
Através de editoriais, O Globo e Folha de S. Paulo criticaram o ex-presidente Lula (PT) após o petista comparar a longevidade no poder entre os líderes da Nicarágua e Alemanha | Foto: Reprodução

Em editoriais publicados pelos jornais nesta quarta-feira (24), O Globo e Folha de S. Paulo criticaram o ex-presidente Lula (PT) após o petista comparar a longevidade no poder de Daniel Ortega, da Nicarágua, a de Angela Merkel, na Alemanha. Nas publicações, Lula foi questionado sobre aplicação de conselhos feitos por ele mesmo e voltou a ser comparado com Bolsonaro.

“Por que a Angela Merkel pode ficar 16 anos no poder e Daniel Ortega, não? Por que [o ex-presidente da Espanha] Felipe González, aqui, pôde ficar 14 anos? Qual é a lógica?”, disse o petista.

No editorial publicado, O Globo aponta que: “Lá pela tantas, Lula deixou escapar a seguinte frase: ‘Todo político que começa a se achar imprescindível ou insubstituível começa a virar um pequeno ditador’. Se Lula se julga mesmo tão infalível assim, talvez fosse o caso de começar a ouvir os conselhos do próprio Lula”. Enquanto a Folha, citou “Agrada-se assim à militância fiel e ideológica, correndo-se o risco de suscitar a repulsa dos demais eleitores. De maneira mais tosca, é o que faz Bolsonaro também”.

Segundo texto publicado no site de CartaCapital, pelo cientista político Claudio Couto, existe resistência na esquerda em reconhecer governos autoritários em Cuba, Nicarágua e Venezuela.

“Para quem está no campo da esquerda, denunciar a natureza autoritária desses regimes é custoso: sua honestidade é posta em dúvida, suas intenções se tornam suspeitas e seus argumentos são desqualificados com base em sofismas” … A defesa persistente que Lula e outros da esquerda fazem dos autoritarismos de seu lado do espectro ideológico não é indicador de um perigo autoritário que eles próprios representem, mas de uma brutal incoerência”, disse Couto.

Compartilhe: