Quinta-feira, 28 de março de 2024

Balsas de garimpo ilegal se dispersam devido a alerta de operação policial no Rio Madeira

Com a queima de balsas e dragas, os agentes destroem as máquinas e evitam que elas voltem a ser utilizadas para extração ilegal de ouro

Postado em: 29-11-2021 às 08h25
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Balsas de garimpo ilegal se dispersam devido a alerta de operação policial no Rio Madeira
Com a queima de balsas e dragas, os agentes destroem as máquinas e evitam que elas voltem a ser utilizadas para extração ilegal de ouro | Foto: Reprodução

As ações federais de repreensão ao garimpo ilegal ao longo do Rio Madeira, no Estado do Amazonas, tiveram início na madrugada de sábado (27/11). Parte dos equipamentos utilizados para o garimpo ilegal está sendo queimada pelos agentes. Durante as abordagens, uma pessoa foi presa, pois estava com uma quantidade de ouro. Ao menos 31 balsas já foram apreendidas pela Operação Uiara, que reúne a Polícia Federal, o Ibama, a Marinha e a Aeronáutica.

Aglomeradas há mais de uma semana na região de Autazes, município que fica a 230 quilômetros de barco de Manaus, mais de 300 balsas se dispersaram ontem, após informações de que haveria, de fato, uma operação federal de grande porte. Na tentativa de escapar da fiscalização, é comum ver o garimpeiro recolher a balsa para uma margem, retirar o maquinário que puder e abandonar a balsa.

Essa mesma atividade criminosa se espalha há décadas por outros rios do Amazonas, como o Tapajós, na região de Itaituba. O que chamou atenção no caso atual, porém, foi a aglomeração de balsas numa mesma região. Para retirar o ouro do fundo do rio, essas balsas utilizam longas mangueiras, que sugam a terra e tudo o que encontram no fundo.

Continua após a publicidade

A operação dos órgãos federais reúne agentes de Paraná, Brasília, Amazonas, Paraíba e Pará. A debandada dos garimpeiros pode dificultar o trabalho de capturar todas as balsas. Existia grande tensão sobre como os garimpeiros seriam abordados, e a operação não têm data definida para a mobilização acabar.

Veja Também