Alunos devem solicitar reaplicação do Enem até esta sexta-feira (3); veja detalhes

Solicitação deve ser feita na Página do Participante e divulgação se o pedido foi aprovado

Postado em: 02-12-2021 às 15h17
Por: Maria Paula Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Alunos devem solicitar reaplicação do Enem até esta sexta-feira (3); veja detalhes
Solicitação deve ser feita na Página do Participante e divulgação se o pedido foi aprovado | Foto: Reprodução

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 que, porventura, deixaram de realizar o exame devido a doença infectocontagiosa ou problema de logística ou infraestrutura têm até esta sexta-feira (03/12), 23h59, para solicitar a reaplicação.  A solicitação deve ser feita na Página do Participante, onde também será divulgado se o pedido foi aprovado.

As motivações que podem ser aprovadas estão nos editais das versões impressa e digital. “São doenças infectocontagiosas consideradas como condições para pedir a reaplicação: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19. É obrigatório inserir documento legível que comprove a doença”.

Para solicitar a reaplicação o aluno deve enviar a documentação constando nome completo da pessoa, diagnóstico com a descrição da condição de saúde, código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), assinatura e identificação do profissional competente, com respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, além da data do atendimento.

Continua após a publicidade

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), também podem solicitar a reaplicação os candidatos que não conseguiram fazer o exame por problemas logísticos, de infraestrutura ou outras ocorrências específicas. Nestas, estão previstos desastres naturais que prejudicaram a aplicação do exame por comprometimento da infraestrutura do local, falta de energia elétrica que pode ter comprometido a visibilidade da prova por ausência de luz natural, falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante ou erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao inscrito.

Além disso, de acordo com o Inep, caso a solicitação seja aprovada, o estudante poderá fazer o exame nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022. Na mesma data, serão aplicados ainda o exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021, e para participantes que se inscreveram entre os dias 14 e 26 de setembro, após oportunidade para pessoas isentas de taxa de inscrição que faltaram ao Enem 2020.

Veja Também