Entenda por que o assédio é a principal violência entre meninas e mulheres no ambiente virtual

Dados são do estudo inédito Violência Real do Mundo Virtual.

Postado em: 05-12-2021 às 09h00
Por: Victoria Lacerda
Imagem Ilustrando a Notícia: Entenda por que o assédio é a principal violência entre meninas e mulheres no ambiente virtual
Dados são do estudo inédito Violência Real do Mundo Virtual. | Foto: Reprodução/Internet

De acordo com a segunda etapa do estudo inédito “Além Do Cyberbulliny”, a principal violência que mulheres e meninas sofrem em ambientes digitais é o assédio nas interações virtuais, chegando a 38% e, na sequência, as ameaças de vazamento de imagens íntimas com 24%. O resultado corresponde ao período entre julho de 2020 e fevereiro de 2021, quando estavam em vigor as medidas de isolamento social e de fechamento de espaços. A outra etapa do estudo foi realizada antes da pandemia de covid-19, entre janeiro de 2019 e março de 2020.

Durante a pesquisa, foram analisados mais de 286 mil vídeos, 154 mil menções, comentários e reações na forma de curtidas, compartilhamentos e repercussões que ocorreram em ambientes digitais, e mais de 164 mil postagens de notícias sobre o tema.

Outra conclusão da pesquisa relacionada ao período de pandemia é que metade dos casos de assédio envolve recebimento de mensagens não consensuais com conteúdo de conotação sexual. Foi relatado ainda o envio de fotos íntimas e comentários de ódio contra as mulheres. Ex-companheiros são ligados a 84% dos relatos de stalking, que são casos de perseguição praticada em meios digitais.

Continua após a publicidade

O levantamento identificou três formas de propagação de violência no ambiente digital. A descentralizada, que é a violência cometida diariamente contra mulheres e meninas. A ordenada, que ocorre a partir de grupos organizados de ataques, humilhações e exposições. Além da que resulta do ato de compartilhar conteúdos íntimos sem o consentimento ou a autorização dos envolvidos. Os pesquisadores observaram que as formas mais comuns de propagação de violências contra meninas e mulheres na internet são o assédio, o vazamento de nudes, a perseguição/stalking e o registro de imagens sem consentimento.

Veja Também