Pesquisa aponta que 80% das crianças brasileiras consomem alimentos ultraprocessados com frequência

Pesquisa divulgada nesta terça (7), destaca o consumo de biscoitos, refrigerantes e demais alimentos que contem farinha e açúcar como os principais vilões

Postado em: 07-12-2021 às 10h41
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Pesquisa aponta que 80% das crianças brasileiras consomem alimentos ultraprocessados com frequência
Pesquisa divulgada nesta terça (7), destaca o consumo de biscoitos, refrigerantes e demais alimentos que contem farinha e açúcar como os principais vilões. | Foto: Reprodução

Um estudo inédito coordenado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apontou que 80% das crianças brasileiras que tem até 5 anos costumam consumir alimentos ultraprocessados, como biscoitos, farinha e refrigerantes.

Esse levantamento faz parte do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), que foi divulgado nesta terça-feira (7/12). Durante a pesquisa, foram realizadas visitas domiciliares em 123 municípios brasileiros entre fevereiro de 2019 e março de 2020, totalizando 14.558 crianças menores de 5 anos.

Segundo dados apurados, o consumo dos alimentos ultraprocessados também faz parte da rotina de bebês menores de 2 anos, grupo que menos ingere frutas e hortaliças no Brasil, alimentos que deveriam compor a base da alimentação infantil. O estudo mostra que apenas 22,2% das crianças brasileiras de 6 a 23 meses são alimentadas preferencialmente com vegetais e frutas, em detrimento de produtos industrializados.

Continua após a publicidade

O cardiologista e coordenador da UTI da Beneficência Portuguesa, André Gasparoto, explicou à CNN qual o motivo desses alimentos serem nocivos à saúde das crianças.

“A ingestão de alimentação rica em gorduras e açúcares desde a infância está intimamente ligada à obesidade infantil, surgimento de hipertensão arterial, diabetes e aumento do risco cardiovascular precoce, além de outras complicações. Vários países e alguns estados no Brasil estão se empenhando para reduzir a alimentação inadequada, o que é muito válido. A obesidade infantil duplicou nos últimos 10 anos no Brasil”, destaca André Gasparoto.

O pesquisador do Instituto de Nutrição Josué de Castro da UFRJ, Gilberto Kac, aponta a falta de conhecimento sobre as propriedades dos alimentos como um dos motivos para os responsáveis alimentarem os filhos com esses produtos. Outro fator que ele destaca é a desigualdade social.

“Os resultados do ENANI mostram que a alimentação das crianças brasileiras está distante das recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS). As prevalências dos indicadores estudados apontam as grandes desigualdades sociais do Brasil. Esperamos que os novos resultados possam ajudar a planejar estratégias de promoção da alimentação saudável”, destacou Gilberto Kac, sobre as possíveis politicas públicas de promoção a uma alimentação balanceada.

Veja Também