Iphan julga pedido de associação paraibana para tornar forró patrimônio cultural do Brasil

Decisão será tomada em reunião do Conselho do Patrimônio Cultural.

Postado em: 09-12-2021 às 10h51
Por: Victoria Lacerda
Imagem Ilustrando a Notícia: Iphan julga pedido de associação paraibana para tornar forró patrimônio cultural do Brasil
Decisão será tomada em reunião do Conselho do Patrimônio Cultural. | Foto: Reprodução

As matrizes tradicionais do forró podem se tornar patrimônio cultural do Brasil nesta quinta-feira (9/12). A decisão irá ocorrer na 99ª reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, que será transmitida pelo canal do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no YouTube.

O pedido de registro para tornar o forró patrimônio cultural foi feito em 2011 pela Associação Cultural Balaio do Nordeste, do estado da Paraíba. Nos últimos dez anos, em parceria com comunidades detentoras, foi realizada a descrição detalhada das matrizes tradicionais com registro documental e audiovisual. 

O  Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural é formado por representantes de instituições públicas, privadas e da sociedade civil. A coordenação fica a cargo da presidente do Iphan, Larissa Peixoto.

Continua após a publicidade

O conselho deve examinar, apreciar e decidir sobre questões relacionadas a tombamento e rerratificação de tombamento de bens culturais de natureza material, assim como registro e reavaliação de registro de bens culturais de natureza imaterial. O órgão também é responsável por decidir sobre a saída temporária do país de bens acautelados pela União, além de outras questões relativas ao patrimônio cultural.

Veja Também