Artista plástica instala escultura de ‘vaca magra’ em frente a Bolsa de Valores de São Paulo

A exposição pegou o embalo das discussões geradas ao longo do mês de novembro pelo Touro de Ouro, que havia sido instalado em frente à B3.

Postado em: 09-12-2021 às 12h12
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Artista plástica instala escultura de ‘vaca magra’ em frente a Bolsa de Valores de São Paulo
A exposição pegou o embalo das discussões geradas ao longo do mês de novembro pelo Touro de Ouro, que havia sido instalado em frente à B3 | Foto: Reprodução/ Redes sociais

A sede da B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, foi palco nesta quinta-feira (9/12) de mais uma intervenção artística em protesto ao crescimento da fome e da concentração de renda no Brasil. Uma ‘vaca magra’ dourada criada pela artista plástica Márcia Pinheiro foi instalada em frente ao prédio, sendo colocada no mesmo lugar em que estava o “Touro de Ouro”, alvo de polêmicas no mês de novembro.

A ação, que chama atenção para a fome e à seca provocada pelas mudanças climáticas, tem sido realizada em várias cidades do país. “São 10 esculturas idênticas com possibilidades de exposições em áreas externas e internas. As esculturas tem tamanhos aproximados ao tamanho real do animal de referência e grande durabilidade devido ao material de construção: resina e fibra de vidro”, explicou a artista em entrevista.

A exposição pegou o embalo das discussões geradas ao longo do mês de novembro pelo Touro de Ouro, que havia sido instalado em frente à B3. Porém, as Vacas Magras foram criadas em 2014, sendo expostas em lugares como Aeroporto Internacional Pinto Martins, Praça José de Alencar, Mercado Central, entre outros.

Continua após a publicidade

“Vejo o retorno das pessoas e o interesse pelas vacas, o que consequentemente os leva a refletir sobre a seca, que é a temática principal do trabalho”, afirmou a artista Márcia Pinheiro.

Touro de Ouro

No fim de novembro, a B3 removeu a escultura Touro de Ouro da frente de seu prédio, na região central de São Paulo, após a obra ter sido considerada irregular pela CPPU (Comissão de Proteção à Paisagem Urbana) da Secretaria Municipal de Urbanismo. O órgão considerou a estátua publicidade irregular, sem licença urbanística e passível de multa a ser definida pela Subprefeitura da Sé.

Em setembro, o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) havia ocupado o saguão da Bolsa em um protesto contra a fome, o desemprego e a inflação. Na ocasião, havia faixas e cartazes como “sua ação financia nossa miséria”, “Brasil tem 42 novos bilionários enquanto 19 milhões passam fome”, “tem gente ficando rica com a nossa fome”.

Veja Também