Quinta-feira, 28 de março de 2024

Secretários Estaduais defendem a exigência de Passaporte de Vacina para turistas estrangeiros

Assunto foi debatido na 102ª Reunião Ordinária do Fornatur

Postado em: 10-12-2021 às 17h53
Por: Maria Paula Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Secretários Estaduais defendem a exigência de Passaporte de Vacina para turistas estrangeiros
Assunto foi debatido na 102ª Reunião Ordinária do Fornatur | Foto: reprodução

O presidente da Agência Estadual de Turismo de Goiás (Goiás Turismo), Fabrício Amaral, foi empossado na presidência do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) para o biênio 2021/2023, na última quinta-feira (9/12). Assunto foi debatido durante a 102ª Reunião Ordinária da entidade, realizada em Bonito, Mato Grosso do Sul.

A reunião, que aconteceu em formato híbrido, contou com a presença de 16 secretários e 8 dirigentes participaram remotamente. Na ocasião, Amaral defendeu a união dos estados em prol do desenvolvimento turístico no Brasil. “Assumimos num momento difícil, sobretudo no ano que vem, mas nós gostamos de desafios. Vamos deixar um legado no Fornatur”, disse.

O Fornatur é responsável por deliberar temas relevantes para o turismo brasileiro, incorporando as demandas estaduais, regionais e nacionais. O colegiado atua como órgão de assessoramento ao Ministério do Turismo, preparação e implementação do Plano Nacional de Turismo e na discussão dos principais programas e projetos do setor.

Continua após a publicidade

A nova equipe conta com a vice-presidência de Bruno Reis, da Empresa Potiguar de Promoção Turística, e Jefferson Moreno, da Secretaria de Turismo de Mato Grosso, como vice-presidente da região Centro-Oeste. Além disso, Ruth Avelino, da Empresa Paraibana de Turismo, para representar o Nordeste, Rosa Janaína, da Secretaria de Estado do Turismo do Amapá, representando o Norte, Lenise Loureiro, da Secretaria Estadual de Turismo do Espírito Santo, do Sudeste, e Isabela Tioqueta, da Paraná Turismo, do Sul.

Durante a reunião, os secretários discutiram ainda a exigência do Passaporte da Vacina para turistas estrangeiros. Todos foram favoráveis à recomendação formal da entidade. Além disso, segundo dirigentes, a portaria, que exige a quarentena para viajantes que chegam aos aeroportos, será “inócua” porque o Brasil não terá condições de fiscalizar o cumprimento da medida.

De acordo com a portaria, os turistas, estando vacinados ou não, devem apresentar a Declaração de Saúde do Viajante (DSV), que pode ser preenchida no site da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), e um teste negativo para Covid-19. Caso não esteja com a imunização concluída 14 dias antes do embarque, o turista terá que fazer quarentena de 5 dias ao chegar no Brasil.

Os participantes conheceram também o projeto “Vai Turismo – Rumo ao Futuro”, idealizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que visa contribuir com propostas que impulsionem o turismo.

Veja Também