INSS divulga datas para reajuste de aposentadorias, pensões e auxílios em 2022; confira

Os índices de reajustes dependem do INPC, que até novembro deste ano já acumula uma alta de 9,36%, conforme divulgado pelo IBGE.

Postado em: 13-12-2021 às 08h58
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: INSS divulga datas para reajuste de aposentadorias, pensões e auxílios em 2022; confira
Os índices de reajustes dependem do INPC, que até novembro deste ano já acumula uma alta de 9,36%, conforme divulgado pelo IBGE | Fotos: Reprodução

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já definiu as datas de 2022 para os primeiros pagamentos de aposentadorias, pensões e auxílios com valores reajustados. Os beneficiários que recebem valor equivalente ao salário mínimo serão pagos entre os dias 25 de janeiro e 7 de fevereiro, já os que ganham acima do piso, o primeiro pagamento com o reajuste chegará entre os dias 1º e 7 de fevereiro.

Dos 36 milhões de beneficiários que receberão o reajuste anual, 24.130.471 ganham o salário mínimo e 12.178.030 recebem acima do piso nacional, conforme dados do instituto.

A taxa de reajuste a ser aplicada nas aposentadorias acima do piso será divulgada oficialmente no dia 11 de janeiro, quando o IBGE também divulgará o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) registrado entre janeiro a dezembro de 2021.

Continua após a publicidade

Até novembro de 2021, o INPC já acumula uma alta de 9,36%, conforme divulgado pelo IBGE na última sexta-feira (9/12). Na prática, o reajuste do INSS vai considerar esse percentual acumulado até novembro mais o resultado que for registrado em dezembro. Somente em novembro, o índice que mede a variação de preços para famílias com renda de um a cinco salários mínimos registrou alta de 0,84%.

​Os dias exatos do primeiro depósito com reajuste anual, referente à competência de janeiro, variam conforme o final do benefício, sem o dígito que aparece depois do traço. Veja abaixo:

Salário-mínimo

O salário-mínimo reajustado que passará a valer a partir de 1º de janeiro ainda será publicado pelo governo. Em sua última previsão, o Ministério da Economia estima que o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de 2021 fechará o ano em 10%, o que levaria o salário mínimo a aumentar dos atuais R$ 1.100 para R$ 1.210.

Veja Também