São Paulo confirma quinto caso da variante Ômicron; 11 casos já foram registrados no Brasil

O último caso foi de uma mulher paulista de 40 anos, que viajou à África do Sul e à França em novembro.

Postado em: 13-12-2021 às 11h15
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: São Paulo confirma quinto caso da variante Ômicron; 11 casos já foram registrados no Brasil
O último caso foi de uma mulher paulista de 40 anos, que viajou à África do Sul e à França em novembro | Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado de São Paulo confirmou neste domingo (12/12) mais um caso de contágio pela variante Ômicron da covid-19. Trata-se de uma mulher de 40 anos, residente em Limeira, no interior do estado, e que viajou à África do Sul e à França em novembro.

Este é o quinto caso da variante Ômicron no estado paulista, e o primeiro caso “importado” do exterior. A mulher tem esquema vacinal completo e relata apenas sintomas leves, como dor de cabeça, tosse e secreção nasal.

Ela está sob monitoramento da Vigilância municipal de Limeira e em isolamento domiciliar, sem contato com marido e filho, que já tiveram resultado negativo para exame de PCR.

Continua após a publicidade

A paciente teve diagnóstico positivo para Covid-19 no dia 3 de dezembro, após realizar um teste de antígeno. Sua amostra foi submetida a sequenciamento genético pelo Instituto Adolfo Lutz, com resultado para a nova variante.

Todos os outros casos de Ômicron em São Paulo também tinham vacinação completa e relato de sintomas leves ou assintomáticos.

Monitoramento

O Governo de São Paulo, por meio do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) estadual, mantém o monitoramento do cenário epidemiológico em todo o território do estado.

Os casos são acompanhados individualmente pelas equipes municipais de saúde e todo e qualquer agravo inusitado é monitorado pela vigilância estadual.

O Brasil registra 11 casos da variante Ômicron do coronavírus. Além de São Paulo, Goiás, Distrito Federal e o Rio Grande do Sul confirmaram dois casos cada.

Veja Também