Cerca de 42% das empresas brasileiras não adotam políticas para equidade de gênero

Outro dado importante é que 67% das empresas  estão contratando mais mulheres para cargos antes ocupados por homens e 62% contratando mulheres para cargos de nível hierárquico mais elevado.

Postado em: 13-12-2021 às 16h19
Por: Agência Brasil
Imagem Ilustrando a Notícia: Cerca de 42% das empresas brasileiras não adotam políticas para equidade de gênero
Outro dado importante é que 67% das empresas  estão contratando mais mulheres para cargos antes ocupados por homens e 62% contratando mulheres para cargos de nível hierárquico mais elevado. | Foto: Reprodução

Pesquisa aponta que 58% das empresas brasileiras têm políticas formais para a promoção da equidade de gênero. Em 2019, houve crescimento de dezessete pontos percentuais. Os dados apontados pela pesquisa se baseiam em um estudo que foi feito com 138 médias e grandes empresas em 42 setores da economia, incluindo comércio, serviço e indústria, no período de 2 de julho a 10 de setembro de 2021.

Esta a 4ª edição da pesquisa Mulheres na Liderança, realizada pela Women in Leadership in Latin America (WILL), organização internacional sem fins lucrativos criada para apoiar e promover o desenvolvimento de carreira das mulheres na América Latina. A gerente de Relações Públicas e Reputação Corporativa do Instituto de Pesquisas (Ipsos), Priscilla Branco,  explica que três ações tiveram crescimento importante desde 2019. 

“A primeira em relação ao treinamento dos colaboradores, que são responsáveis pelas promoções, monitoramento da proporção de colaboradoras para verificar possíveis barreiras e entender quais são os empecilhos e o crescimento de metas para reduzir a proporção de quadros ocupados por homens”, disse.

Continua após a publicidade

De acordo com o balanço, as disparidades salariais entre homens e mulheres por nível hierárquico foram diminuídas em 53% das empresas. Outro dado importante é que 67% das empresas  estão contratando mais mulheres para cargos antes ocupados por homens e 62% contratando mulheres para cargos de nível hierárquico mais elevado.

Cerca de 70% das organizações contam com áreas específicas para garantir a implementação de ações voltadas à liderança feminina. De modo que em 51% das empresas, foram estabelecidas metas para reduzir a proporção entre homens e mulheres em cargos de gerência ou executivos.

Veja Também