Inep divulga resultados do Encceja 2020; veja como emitir seu certificado

Os candidatos aprovados terão direito ao certificado de conclusão da etapa de educação a que fizeram a prova.

Postado em: 14-12-2021 às 10h36
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Inep divulga resultados do Encceja 2020; veja como emitir seu certificado
Os candidatos aprovados terão direito ao certificado de conclusão da etapa de educação a que fizeram a prova | Foto: Reprodução

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na última semana o resultado oficial do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja, aplicado no ano de 2020. Participantes aprovados podem fazer a emissão dos certificados de conclusão do ensino fundamental e médio.

As provas que deveriam ser aplicadas em 2020, foram aplicadas no dia 29 de agosto desse ano. Muitos participantes reclamaram da demora na divulgação dos resultados. O INEP chegou a informar a data de divulgação do resultado do ENEM antes de dar uma satisfação aos participantes do Encceja.

Apesar da demora, o resultado já pode ser acessado, possibilitando aos participantes aprovados a emissão de seu certificado. Saiba como:

Continua após a publicidade

  • A primeira etapa é acessar o site do Encceja (clique aqui para acessar); após isso, o participante deve clicar em “Acompanhar a sua inscrição, acessando gov.br”.
  • Na página Gov.com, deve inserir o CPF e a senha, os mesmos dados usados durante o cadastro;
  • Selecione a figura indicada no campo obrigatório, clique em enviar, e pronto.

O resultado deve ser carregado na tela. Os candidatos aprovados terão direito ao certificado de conclusão da etapa de educação a que fizeram a prova. Ele terá que solicitar a emissão do seu certificado.

Esse procedimento é feito pelas Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmam Termo de Adesão ao Encceja. Assim, o candidato aprovado deve se dirigir até a unidade escolhida durante a inscrição e fazer a solicitação de emissão; para isso ele vai precisar dos seus documentos pessoais:

  • RG, CPF (cópia e original); Boletim do Participante, que pode ser emitido a partir da mesma página de consulta do resultado.

Também na unidade de ensino o participante será informado sobre o prazo para buscar o seu certificado. Vale lembrar que o certificado de conclusão emitido o através do Encceja é aceito em todos os processos seletivos.

Veja Também