Anvisa deve anunciar autorização para aplicação da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos

Com a autorização da área técnica da Anvisa, a bula do imunizante será alterada para inclusão das crianças de 5 a 11 anos. Ainda não há previsão para inicio aplicação.

Postado em: 16-12-2021 às 11h49
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Anvisa deve anunciar autorização para aplicação da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos
Com a autorização da área técnica da Anvisa, a bula do imunizante será alterada para inclusão das crianças de 5 a 11 anos. Ainda não há previsão para inicio aplicação. | Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai autorizar a aplicação da vacina da Pfizer, contra a covid-19, em crianças de 5 a 11 anos. A área técnica vai se reunir nesta quinta-feira (16/12), para apresentar relatório sobre a imunização desta faixa etária. O pedido para ampliação do uso da vacina da Pfizer para essa faixa etária havia sido apresentado em 12 de novembro.

Com a autorização da área técnica da Anvisa, a bula do imunizante será alterada para inclusão das crianças de 5 a 11 anos. O tema não necessitará de aprovação da diretoria colegiada. O início da vacinação depende do Ministério ou das secretarias de Saúde, e cronogramas ainda não foram informados.

Ao pedir autorização, a Pfizer afirmou que a dosagem da vacina para a faixa etária seria ajustada e menor do que aquela aplicada em maiores de 12 anos. A proposta é ter frascos diferentes, com dosagem específica para cada grupo (maiores ou menores de 12 anos), que segundo a Pfizer, os frascos serão diferenciados pela cor.

Continua após a publicidade

O Ministério da Saúde começou a se preparar para a vacinação de crianças em novembro, antes da autorização da Anvisa. A pasta decidiu se antecipar e negociou com a Pfizer 40 milhões de doses para imunizar a faixa etária de 5 a 11 anos. A previsão de entrega dos imunizantes está condicionada ao aval do órgão.

Produto já foi liberado nos EUA

A vacina da Pfizer já está liberada nos Estados Unidos para crianças de 5 a 11 anos desde o dia 2 de novembro. Lá, a vacina é aplicada em duas doses com três semanas de intervalo. A dose foi ajustada para um terço por injeção em comparação com a aplicada em adultos e adolescentes. Especialistas dizem que a aprovação da Agência de Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) pesa favoravelmente para que o mesmo acontecesse no Brasil.

Veja Também