Influenza H3N2: o que se sabe sobre o vírus que está circulando pelo Brasil e gerando preocupações

Os sintomas da doença são parecidos aos de uma gripe comum.

Postado em: 17-12-2021 às 12h06
Por: Victoria Lacerda
Imagem Ilustrando a Notícia: Influenza H3N2: o que se sabe sobre o vírus que está circulando pelo Brasil e gerando preocupações
Os sintomas da doença são parecidos aos de uma gripe comum. | Foto: Reprodução/Internet

O vírus H3N2 está sendo chamado de variante Darwin, e no Brasil inúmeros casos da influenza estão aparecendo. Já foram encontrados  surtos em capitais como São Paulo e Rio de Janeiro. Os sintomas da doença são parecidos aos de uma gripe comum.

Cientistas explicam que a mutação genética que ele apresenta não é a mesma que foi utilizada para a fabricação das vacinas contra a gripe. Consequentemente, a imunidade criada fica mais baixa do que o esperado e faz com que os casos da doença aumentem.

A vacina contra a gripe disponível no Brasil é produzida a partir do vírus morto, sendo chamada, portanto, de inativada. As vacinas disponíveis atualmente em nosso país protegem contra a cepa A (H1N1), cepa A (H3N2) e cepa B (linhagem Yamagata ou Victoria). Existem ainda vacinas quadrivalentes que, além dos tipos de influenza A, protegem contra os dois tipos de influenza B.

Continua após a publicidade

Como sabemos, a gripe é causada por um vírus chamado de influenza, que apresenta mais de um tipo. O influenza é um vírus de RNA que se caracteriza por sofrer variações constantemente e ter uma grande capacidade de adaptação. Podemos classificá-lo em três tipos básicos: A, B e C.

Influenza A e B são os tipos responsáveis por epidemias, e o tipo A é o causador das grandes pandemias e infecções graves com necessidade de interação ou complicação fatal. O tipo C, por sua vez, não está relacionado com epidemias e geralmente leva a infecções brandas.

  • Influenza A

O influenza A é o tipo que apresenta maior variabilidade, podendo ser dividido em subtipos. Os subtipos diferenciam-se por suas glicoproteínas encontradas na superfície, que são denominadas de hemaglutinina (H) e neuraminidase (N). No total, existem 15 tipos de hemaglutinina e nove de neuraminidase, entretanto, as mais conhecidas são as hemaglutininas H1, H2 e H3 e duas neuraminidases as N1 e N2.

  • Influenza A (H3N2)

O H3N2 é um tipo de influenza do tipo A, de origem humana, que apresenta antígenos de superfície H3 e N2. Esse é um tipo de vírus que sofre constantes mutações em sua glicoproteína da hemaglutinina, o que afeta a ação dos anticorpos humanos contra a doença. Esse vírus ganhou destaque após causar várias mortes nos Estados Unidos no início do inverno de 2018. Nesse país, houve o predomínio da circulação do vírus influenza A (H3N2), que foi associado a um maior número de internações e mortes em decorrência da infecção. A ocorrência de óbito deu-se especialmente entre idosos, crianças e doentes crônicos.

*Com informações da Brasil Escola

Veja Também