Nova vacina contra gripe pode chegar entre fevereiro e março de 2022, afirma Instituto Butantan
Nova cepa da Influenza, A H3N2, tem gerado preocupação por ser resistente à vacina.
Por: Victoria Lacerda

Depois da rápida propagação do vírus Influenza A (H3N2), o Instituto Butantan, começou a preparação dos bancos virais para atualizar o imunizante contra essa nova variante, que está causando surtos em todo o país. A vacina deve chegar ao Brasil no começo de 2022, em meados de fevereiro e março.
O Instituto Butantan produz 80 milhões de doses de vacinas contra a gripe para atender o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. O diretor de produção do Instituto, Ricardo das Neves, esclareceu que a previsão de produção e liberação de lotes deve acontecer entre fevereiro e início de março de 2022.
“Já produzimos 100% da H1N1. Neste momento, estamos produzindo IFA [Insumo Farmacêutico Ativo] da cepa B. Em janeiro, vamos iniciar a produção da Darwin. Nesse momento, estamos produzindo os bancos virais para começar o IFA da Darwin”, disse o diretor ao G1.
Durante a entrevista, ele explicou que a vacina é a chamada trivalente, ou seja, abriga três cepas: “A composição é sempre um vírus H1N1, um vírus B e um vírus H3N2. Ao longo do tempo, esses vírus vão sofrendo mutações e, seguindo as orientações da OMS, a gente vai atualizando”.
Importante ressaltar a importância do cuidado, em São Paulo, o surto de gripe gerou filas de até seis horas por atendimento na rede municipal, em Santos, no litoral paulista, registrou mais de 3 mil pacientes com sintomas de gripe nas últimas semanas.
Os sintomas da gripe incluem febre, dor muscular, coriza, náusea e fadiga logo nos primeiros dias de infecção. O tratamento é feito com remédios que combatem os sintomas, como antigripais e antitérmicos.