Estudo afirma que ao tomar a terceira dose da vacina contra Covid-19 proteção pode alcançar 99,7%

Importante deixar claro que o reforço da vacina não impede as formas leves da doença, mas protege da hospitalização e de casos mais graves.

Postado em: 22-12-2021 às 09h16
Por: Victoria Lacerda
Imagem Ilustrando a Notícia: Estudo afirma que ao tomar a terceira dose da vacina contra Covid-19 proteção pode alcançar 99,7%
Importante deixar claro que o reforço da vacina não impede as formas leves da doença, mas protege da hospitalização e de casos mais graves. | Foto: Reprodução/Internet

Em estudo realizado através do Hospital das Clínicas de São Paulo e divulgado pela Folha, mostrou que ao tomar a terceira dose da vacina contra a Covid-19 a produção de anticorpos sobe para 99,7%. Durante a pesquisa, aproximadamente 1.310 pessoas participaram da análise, vale ressaltar que todos eles tomaram a primeira e a segunda dose com o imunizante CoronaVac e a terceira dose sendo Pfizer. O estudo também teve o apoio do Instituto Todos pela Saúde, do Itaú. 

“O que nos deixa mais tranquilos, como parte da população brasileira, do Chile e de outros países receberam a primeira e a segunda dose da Coronavac, após o reforço com a vacina de outro fabricante houve essa pontuação bem elevada de produção de anticorpos”, explicou o infectologista do Hospital das Clínicas e responsável pelo estudo, Silvia Figueiredo Costa em entrevista à Folha de São Paulo. 

Importante deixar claro que o reforço da vacina não impede as formas leves da doença, mas protege da hospitalização e de casos mais graves.

Continua após a publicidade

“Após a aplicação da primeira dose, em fevereiro, a taxa subiu para 28,9%. Com a segunda dose, em abril, o percentual alcançou 89,5% e neste mês, após o reforço da Pfizer, chegou a 99,7%”, finalizou Costa. 

Vacinação no país 

Devido ao avanço da nova variante Ômicron, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou a redução do intervalo de aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 de cinco para quatro meses em todo o país. 

Veja Também