“Temos recursos para a reconstrução dessas casas”, afirma ministro da Cidadania sobre situação da Bahia

Governo baiano decretou emergência em 72 cidades

Postado em: 26-12-2021 às 16h35
Por: Maria Paula Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: “Temos recursos para a reconstrução dessas casas”, afirma ministro da Cidadania sobre situação da Bahia
Governo baiano decretou emergência em 72 cidades | Foto: reprodução

O ministro da Cidadania, João Roma, afirmou que o governo tem recursos para reconstruir as casas de mais de 4,2 mil pessoas desabrigadas no sul da Bahia após fortes tempestades que atingiram a região. João Roma viajou até os municípios baianos para monitorar o estrago deixado pelas chuvas, que já deixaram 18 mortos e mais de 200 feridos, além de 11,2 mil pessoas desalojadas.

O governo de Rui Costa (PT-BA) decretou emergência em 72 cidades como Ilhéus, Porto Seguro, Prado, Vitória da Conquista e Itambé. Em entrevista coletiva, o ministro afirmou que as equipes de Defesa Civil têm planejamento para atuar em situações catastróficas e disse que o plano envolve reconstruir residências de pessoas que ficaram desabrigadas.

“Temos recursos para a reconstrução dessas casas, temos recursos para o abrigamento dessas pessoas que provisoriamente estão desalojadas. E óbvio que a reconstrução dessa casa não pode se dar em uma área de risco. São muitas ações e protocolos na abordagem da defesa civil”, disse.

Continua após a publicidade

De acordo com João Roma, o governo federal alocou mais de R$ 20 milhões para auxiliar gestores estaduais e municipais no atendimento à população. Além disso, informou que equipes estão instaladas na região desde o dia 28 de novembro.

“Tudo começou com fortes chuvas na cidade de Itaberaba. Nós temos buscado alentar todos os gestores municipais com os procedimentos burocráticos, pois não é apenas um envio de recursos, e sim todo o passo a passo de ações que visam mitigar esses transtornos, que visam preservar vidas. Desde a parte de uma adequada logística para distribuição de mantimentos e medicamentos, do atendimento à população, do abrigamento, dos recursos essenciais, e também para questões que ocorrem em um momento de calamidade como essa”, ressaltou.

Veja Também